SÃO PAULO, 17 SET (ANSA) – A Organização Mundial da Saúde (OMS) fez um alerta nesta quinta-feira (17) sobre a situação da pandemia do novo coronavírus (Sars-CoV-2) na Europa e disse que vê com muita preocupação as “taxas alarmantes” de casos registrados nas últimas semanas.

Durante entrevista coletiva sobre os dados mais recentes da evolução da pandemia no continente, o diretor regional da OMS para a Europa, Hans Kluge, afirmou que os novos contágios diagnosticados na região na semana passada ultrapassaram os 300 mil.

“É uma situação gravíssima a que está ocorrendo na Europa, onde os novos casos semanais de coronavírus superaram os notificados quando a pandemia se manifestou pela primeira vez em março”, explicou Segundo ele, “mais da metade dos países europeus registraram aumentos de mais de 10% nas últimas duas semanas. Desses, sete nações tiveram um aumento em mais de duas vezes”.

Para Kluge, estes números representam uma “tendência alarmante” e “devem ser um alerta para todos”. Ele apelou à “coerência regional” e pediu por uma ação coordenada, ressaltando que os países só deveriam diminuir o período padrão de quarentena de duas semanas caso fosse cientificamente justificado.

Apesar disso, o diretor regional da OMS informou que a Europa foi eficaz quando “pronta e resoluta, mas o vírus se mostrou ser implacável sempre que o partidarismo e a desinformação prevaleciam”.

Desde o início da pandemia, a Europa registrou 4.893.614 casos e 226.524 mortes por Covid-19. (ANSA)