Esportes

Olympique é multado em 3 milhões de euros mas poderá jogar Champions


O Olympique de Marselha foi condenado a pagar uma multa de três milhões de euros (3,35 milhões de dólares) por violar as regras do fair-play financeiro, mas poderá disputar a Liga dos Campeões na próxima temporada, anunciou nesta sexta-feira a Uefa.

Além da multa, a Câmara de Julgamentos da Comissão de Controle Financeiro de Clubes (ICFC) da instância decidiu retirar 15% dos valores que o clube receberá por sua participação nas competições europeias de 2020-2021 e, eventualmente, 2021-2022 se conseguir se classificar, e impor um limite de 23 jogadores ao elenco que poderá jogar as copas continentais até 2022-2023.

Esta decisão descarta definitivamente o cenário mais temido pelos torcedores, o de uma proibição de disputar a próxima Liga dos Campeões, para a qual o Olympique se classificou como vice-campeão da Ligue 1 2019-2020, que foi encerrada definitivamente em abril, depois de ter sido interrompida em março pela nova pandemia de coronavírus.

O clube paga o desequilíbrio financeiro em suas contas 2018-2019, o que atraiu a atenção da instância europeia.

Em 5 de março, a Uefa anunciou que o dossiê passaria da Câmara de Instrução para o Ministério Público, já que o Marselha excedeu seu déficit negociado: as perdas não deveriam ultrapassar 50 milhões de euros (56 milhões de dólares) em junho 2019 e foram de 91 milhões de euros (101,9 milhões de dólares).

O OM assinou um contrato para quatro temporadas, até 2023, no qual prometeu reduzir suas despesas para alcançar um equilíbrio.

ah/jed/psr/dr/aam

Veja também
+ Corpo de Gabby Petito é encontrado, diz site; legista afirma que foi homicídio
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Tudo o que você precisa saber antes de comprar uma panela elétrica
+ Instituto Gabriel Medina fecha portas em Maresias
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Passageira agride e arranca dois dentes de aeromoça
+ Gel de babosa na bebida: veja os benefícios
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio