Após um gol do zagueiro argentino Leonardo Balerdi, que tirou o zero do placar, o Olympique de Marselha acelerou no segundo tempo e goleou o Bourg-en-Bresse Péronnas (da terceira divisão) por 6 a 0 neste domingo (21), garantindo assim a classificação para os 16-avos de final da Copa da França.
A goleada do OM dividiu as atenções com o único confronto entre duas equipes da primeira divisão nesta fase, no qual o Monaco venceu o Auxerre fora de casa por 2 a 1 e aconteceu a surpreendente eliminação do Le Havre, que perdeu por 2 a 0 para o Amiens, equipe da segunda divisão.
Mais tranquilo depois das recentes vitórias contra o Union Saint-Gilloise na Liga dos Campeões e contra o Monaco na Ligue 1, o Olympique de Marselha conseguiu vencer com tranquilidade uma partida que poderia ter se complicado.
A equipe marselhesa abriu o placar logo no início, com um gol de cabeça do capitão Balerdi numa cobrança de escanteio (8′).
Mas só após o intervalo, os jogadores comandados pelo técnico Roberto De Zerbi ampliaram a vantagem com gols de Mason Greenwood (59′), Pierre-Emile Højbjerg (64′), Igor Paixão (66′), Bilel Nadir (77′) e Tadjidine Mmadi (87′).
“Não foi uma partida perfeita, já que eles criaram muitas chances contra nós, mas foi uma atuação boa e sólida. Nos preparamos bem para o jogo e o abordamos da maneira correta”, analisou o técnico italiano do OM, Roberto De Zerbi.
– Biereth dá vitória ao Monaco –
Enquanto isso, o Monaco avançou na competição graças a dois gols do seu atacante dinamarquês Mika Biereth, garantindo a vitória por 2 a 1 em Auxerre.
O Auxerre respondeu ao primeiro gol do Monaco com um pênalti convertido por Assane Dioussé aos 30 minutos, mas o clube do Principado retomou a vantagem perto do fim da partida com outro gol de Biereth.
Um ponto negativo para o Monaco foi a lesão do atacante japonês Takumi Minamino, que precisou ser retirado do campo de maca após sofrer uma pancada no joelho.
Em outro confronto, o Nice, em crise há várias semanas, derrotou o Saint-Étienne por 2 a 1, encerrando uma péssima sequência de nove derrotas consecutivas.
O resultado mais inesperado deste domingo foi a derrota de uma equipe da primeira divisão, o Le Havre, para o Amiens, que ocupa a 14ª posição na Ligue 2, por 2 a 0.
A maior surpresa desta rodada de 32-avos de final, na qual as equipes da Ligue 1 entram na competição, foi a eliminação do Brest nos pênaltis contra o Avranches, uma equipe da quarta divisão (5 a 4 nas penalidades após um empate em 1 a 1).
O grande favorito Paris Saint-Germain não teve dificuldades no sábado: venceu por 4 a 0 fora de casa o Vendée Fontenay, time da quinta divisão.
— Jogos com equipes da 1ª divisão da fase de 32-avos de final da Copa da França (horário de Brasília):
– Sexta-feira:
Les Herbiers (4ª) – (+) Angers (1ª) 0 – 0 (5-6 nos pênaltis)
(+) Avranches (4ª) – Brest (1ª) 1 – 1 (5-4 nos pênaltis)
(+) Lens (1ª) – Feignies Aulnoye (4ª) 3 – 1
– Sábado:
Biesheim (4ª) – Metz (1ª) 0 – 3
Lusitanos Saint-Maur (4ª) – (+) Lille (1ª) 0 – 1
Gosier (6ª) – (+) Lorient (1ª) 0 – 7
Lyon-La Duchère (5ª) – (+) Toulouse (1ª) 1 – 2
Raon-l’Étape (6ª) – (+) Paris FC (1ª) 0 – 3
Vendée Fontenay (5ª) – PSG (1ª) 0 – 4
– Domingo:
Bourg-en-Bresse (3ª) – (+) Olympique de Marselha (1ª) 0 – 6
(+) Nice (1ª) – Saint-Étienne (2ª) 2 – 1
Auxerre (1ª) – (+) Monaco (1ª) 1 – 2
(+) Strasbourg (1ª) – Dunkerque (2ª) 2 – 1
Concarneau (3ª) – (+) Nantes (1ª) 3 – 5
Le Havre (1ª) – (+) Amiens (2ª) 0 – 2
(+) Rennes (1ª) – Les Sables Vendée (5ª) 3 – 0
(17h00) Lyon (1ª) – St Cyr Collonges au Mont d’Or (6ª)
(+): classificados para a próxima fase.
stt/pm-dr/aam