ROMA, 14 JUL (ANSA) – O presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach, se reuniu nesta quarta-feira (14) com o primeiro-ministro do Japão, Yoshihide Suga, e afirmou que 85% dos atletas e colaboradores dos Jogos Olímpicos de Tóquio estarão vacinados contra a Covid-19.   

“Cerca de 85% dos atletas e dos oficiais da Vila Olímpica, e quase 100% dos membros e do staff do COI estarão vacinados. O percentual dos representantes da mídia internacional estará entre 70% e 80%”, disse Bach após o encontro.   

O dirigente ainda afirmou que o comitê local “fez um trabalho fantástico” para ser sede “e para tornar Tóquio a sede olímpica mais preparada da história”. “Essa conquista só foi possível graças aos fantásticos voluntários e seus dedicados colaboradores. O COI está no mesmo barco e estamos remando na mesma direção, agradecendo o pleno apoio do governo do Japão”, pontuou.   

Segundo Bach, o principal ponto de sua reunião com Suga foi a discussão sobre o respeito às normas de segurança anti-Covid durante os Jogos por parte de todos os participantes – atletas e equipes técnicas – em um momento que o país vive uma nova alta de contágios. Por conta disso, a capital entrará em estado de emergência e vetou a participação de espectadores nas competições.   

O chefe do COI ainda cometeu uma gafe durante a sua fala. Ao falar sobre o esforço da organização para “tornar os Jogos seguros”, Bach disse que a prioridade seria fazer com que a disputa “fosse segura para os atletas, as delegações e, em primeiro lugar, para todos os moradores chineses”. Ele se corrigiu rapidamente, mas a gafe tornou-se viral na mídia e nas redes sociais japonesas.   

Os Jogos Olímpicos de Tóquio começarão no dia 23 de julho e seguem até 8 de agosto, após o adiamento em um ano por conta da pandemia de Covid-19. (ANSA).