Uma das principais estrelas dos Jogos Olímpicos de Tóquio e a principal favorito a medalha de ouro da ginástica artística em todas as categorias, Simone Biles anunciou que não irá disputar a decisão do individual geral  que irá ocorrer nessa quinta-feira (29), às 7:50 no horário de Brasília, devido a problemas relacionados a sua saúde mental.

+ Maria Portela poupa arbitragem de culpa por eliminação: ‘Eu deveria ter sido mais agressiva’

+ Boxe: brasileiro Keno Machado vence e avança às quartas de final em Tóquio

+ Especialistas criticam arbitragem após eliminação de Maria Portela: ‘Brasileira claramente prejudicada’

A norte-americana, que na Olimpíada do Rio-2016 conquistou a medalha de ouro nessa categoria e em mais 3 provas, era a grande favorita para repetir o feito. Porém, na disputa por equipes, que ocorreu nessa terça-feira (horário de Brasília), Simone Biles abandonou a prova depois de cometer um  erro na aterrisagem no primeiro aparelho, deixando de disputar os 3 que restavam. A norte-americana justificou em entrevista sua desistência. “Depois da apresentação que fiz, simplesmente não quis continuar”, declarou.

Nessa quarta-feira (horário de Brasília) a Federação Americana de Ginástica artística anunciou em seu Twitter a decisão de Biles: “Após avaliação médica adicional, Simone Biles retirou-se da competição individual geral final. Apoiamos de todo o coração a decisão de Simone e aplaudimos sua bravura em priorizar seu bem-estar. Sua coragem mostra, mais uma vez, por que ela é um modelo para tantos”.

Com a decisão, resta saber se a principal estrela dos Jogos Olímpicos de Tóquio irá participar das provas individuais por aparelhos. No total, Biles havia se classificado para disputar o torneio em sua totalidade: por equipes, individual geral, salto sobre cavalo, trave, solo e barras assimétricas.