‘Old News’: Deb and The Mentals retoma raízes com novo EP

Projeto mantém a essência do grunge e do punk rock que caracteriza sua sonoridade

Lucca Miranda
Deb and The Mentals retoma raízes com novo EP Foto: Lucca Miranda

Consolidados na cena alternativa brasileira, a banda Deb and The Mentals volta às origens com o lançamento do EP ‘Old News’ nesta quarta-feira, 13. O novo trabalho, que já está disponível nas plataformas digitais, marca o retorno do grupo às composições em inglês, uma prática que eles não adotavam desde 2015, quando a banda foi formada.

O projeto mantém a essência do grunge e do punk rock que caracteriza sua sonoridade, e ainda celebra a chegada de uma nova formação com o baterista Filipe “Fi“, do NX Zero.

O EP é resultado de uma parceria com o selo da MusicTech AlgoHits e a Läjä Records. O trabalho, que inclui seis faixas, conta com a faixa “Suck Me” e um videoclipe para a canção “Together Again”.

Um resgate de memórias emocionais

Após dois anos do lançamento do álbum “Azul Catástrofe”, a banda retorna com um EP que os próprios integrantes definem como um “resgate daquilo que um dia foi esquecido”. As letras foram escritas pelos membros da banda em colaboração com Alexandre Campilé e Giovanna Zambianchi.

“É sobre reencontrar sentimentos que, mesmo calados, nunca deixaram de gritar por dentro, uma memória emocional. É sobre voltar para o que é real para si”, afirmam os artistas em nota à imprensa.

A escolha de “Together Again” como faixa principal se deu pela sua capacidade de alinhar a identidade do novo trabalho ao sentimento de reencontro com as raízes do grupo.

Nova formação e produção conjunta

O videoclipe de “Together Again” foi gravado no estúdio Porta, em São Paulo, um local escolhido por ter a proposta ideal de “shows intimistas”. A produção audiovisual contou com a direção de Murilo Amancio, assistência de câmera de Tony Santos, direção de arte de Feg Iranço e Lucca Miranda como responsável pelo making of e fotos promocionais.

A chegada de Filipe “Fi” à bateria em 2024 marca um novo capítulo para o quarteto. O processo de gravação do EP, o primeiro com a nova formação, foi cercado de talentos.

Ítalo Nonato, da banda Pense, atuou como técnico de gravação, enquanto Alexandre Capilé ficou responsável pela produção de voz, mixagem e masterização. As letras receberam a colaboração de Giovanna Zambianchi. As influências da banda, como Stone Temple Pilots e Turnstile, são perceptíveis na sonoridade potente e autêntica do novo trabalho.