Esportes

Oitavas da Champions terão só times das principais ligas

ROMA, 12 DEZ (ANSA) – Os 16 times que avançaram de fase na Liga dos Campeões foram decididos e a atual edição do torneio já entrou para a história. Pela primeira vez, apenas clubes das cinco principais ligas da Europa estarão nas oitavas de final da competição.   

Após as seis rodadas da fase de grupos, restaram na Champions League quatro times espanhóis, quatro ingleses, três italianos, três alemães e dois franceses.   

A grande surpresa das oitavas é a Atalanta, que na sua primeira participação no torneio já conseguiu chegar entre os 16 melhores. A histórica classificação do clube italiano aconteceu após a goleada por 3 a 0 sobre o Shakhtar Donetsk, na Ucrânia.   

Apesar do frio, cerca de 2 mil torcedores foram para o Aeroporto Internacional Orio al Serio, em Bérgamo, para celebrar a classificação com os jogadores. Os fãs agitaram bandeiras, acenderam sinalizadores e cantaram muito.   

Os brasileiros brilharam na rodada final da competição e encerraram a fase de grupos em ótima forma. Os destaques foram Neymar, do Paris Saint-Germain, que deu duas assistências e anotou um dos gols da vitória por 5 a 0 sobre o Galatasaray, e Gabriel Jesus, autor de três tentos na goleada por 4 a 1 sobre o Dinamo Zagreb.   

Outro time que teve bastante destaque foi o Bayern de Munique, que venceu todos os jogos da fase de grupos e fez a melhor campanha da história da fase de grupos da Champions, anotando 24 gols e sofrendo cinco. O time alemão superou o Real Madrid da temporada 2011/12.   

O sorteio das oitavas de final do torneio acontecerá na segunda-feira (16), às 8h (horário de Brasília). Equipes do mesmo país e que estavam na mesma chave não poderão se enfrentar na próxima fase.   

Confira os classificados Pote 1 – PSG, Bayern de Munique, Manchester City, Juventus, Liverpool, Barcelona, Red Bull Leipzig e Valencia Pote 2 – Real Madrid, Tottenham, Atalanta, Atlético de Madrid, Napoli, Borussia Dortmund, Lyon e Chelsea (ANSA)