Ofensiva dos EUA e Israel mata Ali Khamenei, líder supremo do Irã

Netanyahu e Trump lançam ataque conjunto ao Irã e pedem aos iranianos que se levantem contra o regime, que responde disparando mísseis. Ação mata líder supremo iraniano.- Os Estados Unidos e Israel lançaram ataques contra várias cidades no Irã no sábado (28/02), incluindo Teerã.

– O Irã respondeu lançando mísseis contra Israel e contra bases militares americanas no Golfo Pérsico e atingindo países aliados dos EUA na região.

– Os ataques de Israel e EUA miraram lideranças iranianas, incluindo o líder supremo, o aiatolá Ali Khamenei.

– Trump disse explicitamente que Khamenei morreu. Horas depois, a mídia estatal do Irã confirmou a informação

– Trump e Netanyahu pediram aos iranianos que se levantem contra o regime do país.

Mídia estatal do Irã confirma que Ali Khamenei foi morto
O líder supremo do Irã, Ali Khamenei, foi morto, confirmou a mídia estatal do país.

Segundo veículos do país, serão observados 40 dias de luto público no Irã após sua morte.

Horas antes, o presidente dos EUA, Donald Trump já havia anunciado que Khamenei, de 86 anos, havia sido morto nos ataques conjuntos dos EUA e de Israel, que atingiram pelo menos quatro edifícios no complexo residencial do líder supremo em Teerã na manhã de sábado.

Segundo a mídia iraniana, também morreram na ação uma das filhas do líder, um neto, um genro e uma nora.

A imprensa iraniana evitou noticiar como Khamenei morreu e também não apontou quem pode ser seu sucessor.

Homem mais poderoso do Irã, o líder supremo e aiatolá Ali Khamenei estava no cargo há mais de 30 anos, acumulando a posição de líder religioso e político. Ele era tanto chefe de Estado como comandante-chefe e tinha a palavra final sobre políticas públicas do país.

jps (ots)

Mídia do Irã aponta que parentes de Khamenei morreram em ataque
A mídia estatal iraniana informou que a filha, o genro e uma neta do líder supremo do Irã, Ali Khamenei, foram mortos em ataques dos EUA e de Israel.

No entanto, a mídia estatal não confirmou o anúncio de Trump de que o próprio Khamenei teria sido morto.

Mais cedo, Israel informou que tinha atacado o complexo em Teerã onde residia o líder do Irã.

jps (DW)

Mais de cem alunos mortos em ataque no Irã, diz mídia estatal
Agências de notícias estatais do Irã informaram que um ataque aéreo atingiu uma escola para meninas na cidade de Minab, no sul do país, em meio a ofensiva israelo-americana contra o país.

Segundo a agência Mizan, o número de mortes na escola Shajareh Tayyebeh chega a 108 após o local ser atingido num ataque aéreo na manhã deste sábado.

Não houve confirmação por parte dos EUA e Israel de um ataque à escola, que fica a poucas centenas de metros de uma base da Guarda Revolucionária Iraniana, força do regime que tem sido alvo da ofensiva deste sábado.

jps (ots)

Como foi o primeiro dia da ofensiva dos EUA e Israel ao Irã
Forças militares dos Estados Unidos e de Israel lançaram na manhã deste sábado (28/02) uma ampla campanha aérea contra o Irã, numa operação batizada como "Fúria Épica" por Washington que logo passou a incluir alvos em dezenas de províncias do país persa.

Na noite de sábado, o braço iraniano da organização Crescente Vermelho contabilizava cerca de 200 mortes em todo o Irã.

Horas após o início da ofensiva, o governo israelense sugeriu que o líder do regime teocrático do Irã, Ali Khamenei, teria sido morto na primeira salva de ataques. Pouco depois, foi a vez do presidente dos EUA, Donald Trump, afirmar explicitamente que Khamenei havia sido morto. "Khamenei, uma das pessoas mais maléficas da história, está morto", disse Trump.

Leia mais

EUA afirmam que não há relatos de baixas entre suas tropas
As Forças Armadas dos EUA afirmaram na noite de sábado que não receberam relatos de baixas em combate após o Irã ter lançado centenas de mísseis e drones contra Israel e os países do Golfo, em retaliação à ofensiva israelo-americana contra o regime de Teerã.

"Após a onda inicial de ataques dos EUA e seus parceiros, as forças do CENTCOM defenderam-se com sucesso contra centenas de ataques com mísseis e drones iranianos. Não houve relatos de baixas americanas ou feridos em combate", afirmou o Comando Central dos EUA (CENTCOM) em comunicado.

"Os danos às instalações americanas foram mínimos e não afetaram as operações", acrescentou o comunicado, em referência aos ataques à infraestrutura em várias instalações americanas nos países do Golfo.

jps (DW)

Filho do último xá do Irã celebra "morte do criminoso Khamenei"
Reza Pahlavi, príncipe-herdeiro da monarquia iraniana derrubada na Revolução Islâmica de 1979, celebrou relatos sobre a morte de Ali Khamenei, líder do regime fundamentalista no poder há mais de quatro décadas.

"Com sua morte, a República Islâmica chegou ao fim e muito em breve será relegada ao esquecimento", disse Pahlavi.

"A morte do criminoso Khamenei, embora não vingue o sangue que foi derramado, pode servir como um bálsamo para os corações feridos dos pais e mães, maridos e esposas, filhos e filhas enlutados, e das famílias daqueles que deram suas vidas na Revolução Nacional do Leão e do Sol do Irã", disse Pahlvai, referindo-se aos símbolos da bandeira anterior do Irã antes da Revolução Islâmica.

Pahlavi, filho sobrevivente do último xá do Irã, Mohammad Reza Pahlavi, e que há décadas vive no exílio, exortou ainda o povo iraniano a permanecer "vigilante e preparado".

"O momento de uma presença generalizada e decisiva nas ruas está muito próximo", disse Pahlavi. "Juntos, unidos e firmes, alcançaremos a vitória final e celebraremos a liberdade do Irã em toda a nossa amada pátria."

Mais cedo, os governos de Israel e dos EUA apontaram que Khamenei havia morrido durante um ataque aéreo em Teerã. A informação ainda não foi confirmada pelo regime iraniano.

jps (ots)

Um morto e dezenas de feridos por míssil iraniano em Tel Aviv
Uma mulher morreu e mais de 20 pessoas ficaram feridas após um ataque com míssil iranianos a Tel Aviv, informaram os serviços de resgate de Israel.

A mulher foi encontrada gravemente ferida e acabou sucumbindo aos ferimentos.

A operação de busca e resgate na área afetada ainda está em andamento.

jps (DW)

Aeroportos de Dubai e Abu Dhabi são atingidos
O aeroporto internacional de Dubai sofreu danos durante um ataque iraniano durante a madrugada deste domingo (horário local). As autoridades afirmaram que quatro pessoas ficaram feridas.

O governo de Dubai afirmou na rede X que "um saguão do Aeroporto Internacional de Dubai (DXB) sofreu danos menores em um incidente, que foi rapidamente contido", sem fornecer mais detalhes.

Fontes da aviação informaram à agência Reuters que um dos terminais do aeroporto, normalmente um dos centros de aviação mais movimentados do mundo, foi danificado durante um ataque iraniano durante a madrugada, que as autoridades se referiram publicamente apenas como um "incidente".

As fontes também informaram que o Aeroporto Internacional de Abu Dhabi foi atingido. Segundo as autoridades, locais uma pessoa morreu e sete ficaram feridas.

jps (Reuters)

Trump diz que líder do Irã foi morto em ataque
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou na noite deste sábado (28/02) que o líder supremo do Irã, Ali Khamenei, foi morto na ofensiva militar israelo-americana contra o país do Oriente Médio.

"Khamenei, uma das pessoas mais maléficas da história, está morto", escreveu Trump na rede Truth Social.

"Isto não é apenas justiça para o povo do Irã, mas também para todos os grandes americanos e para as pessoas de muitos países em todo o mundo que foram mortas ou mutiladas por Khamenei e o seu bando de bandidos sanguinários", continuou Trump.

"Ele não conseguiu escapar de nossos sistemas de inteligência e rastreamento altamente sofisticados e, trabalhando em estreita colaboração com Israel, não havia nada que ele ou os outros líderes que foram mortos junto com ele pudessem fazer", acrescentou. "Esta é a maior chance para o povo iraniano recuperar seu país."

Na sequência, Trump também instou setores do regime iraniano a buscarem colaborar com os EUA, prometendo imunidade caso eles decidam não resistir. "Esse processo deve começar em breve, pois não só Khamenei morreu, mas o país foi, em apenas um dia, muito destruído e até mesmo obliterado. Os bombardeios pesados e precisos, no entanto, continuarão ininterruptamente ao longo da semana ou pelo tempo que for necessário para alcançar nosso objetivo de PAZ EM TODO O ORIENTE MÉDIO E, NA VERDADE, NO MUNDO!"

Mais cedo, o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, já havia sugerido que havia indícios de que Khamenei, de 86 anos, havia sido morto. A imprensa israelense também citou membros do governo israelense que haviam comentado que o líder supremo havia morrido mais cedo em um ataque ao seu complexo residencial em Teerã e que seu corpo havia sido recuperado entre os destroços.

O regime iraniano não confirma as informações e mais cedo membros do governo tentaram afastar rumores de que Khamenei teria morrido. No entanto, o líder, no poder desde 1989, não foi mais visto após o início da ofensiva.

Segundo a agência AFP, notícias sobre a morte de Khamenei têm se espalhado pelo Irã, e celebrações puderam ser ouvidas na capital, Teerã.

jps (ots)

Netanyahu sugere que líder supremo do Irã morreu em ataque
O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, disse na noite deste sábado (28/02) que indícios apontam que o líder supremo do Irã, Ali Khamenei, pode estar morto.

O político israelense evitou falar de maneira explícita que Khamenei tenha sido efetivamente morto na ofensiva israelo-americano deste sábado, mas mencionou que o complexo no qual o líder iraniano morava em Teerã foi destruído por aeronaves militares e que "todas as indicações apontam que este tirano [Khamenei] não está mais entre nós".

Alguns veículos da imprensa israelense foram mais explícitos, afirmando que altos-membros do governo de Israel foram informados que Khamenei morreu no ataque e que seu corpo teria sido recuperado dos destroços. A agência de notícias Reuters também apontou que um membro do governo disse que o líder supremo do Irã teria morrido.

Donald Trump, por sua vez, comentou as notícias de que o aiatolá Ali Khamenei havia sido morto, dizendo à rede NBC News: "Achamos que essa notícia é correta". "As pessoas que tomam todas as decisões, a maioria delas se foi."

Segundo a agência AFP, o rumor tem se espalhado no Irã, e celebrações puderam ser ouvidas na capital, Teerã.

Khamenei não é visto em público desde o início dos ataques dos EUA e de Israel, e imagens de satélite confirmam que seu complexo em Teerã foi fortemente danificado na primeira onda de ataques.

Oficialmente, as Forças de Defesa de Israel (FDI) afirmam ter "eliminado" a liderança de defesa do regime iraniano numa "salva inicial" de ataques.

De acordo comas FDI, a lista inclui Ali Shamkhani, conselheiro para assuntos de segurança, Mohammad Pakpour, comandante da Guarda Revolucionária Iraniana, e Aziz Nasirzadeh, ministro da Defesa.

Na publicação, as IDF partilham imagens e perfis destes três funcionários, bem como de outros que afirmam ter eliminado.

No entanto, não há qualquer menção ao líder supremo, o aiatola Ali Khamenei.

Mais cedo, o Ministério das Relações Exteriores iraniano tentou afastar rumores de que Khamenei morreu, mas até o momento o regime não mostrou provas.

"Até onde sei", afirmou o ministro das Relações Exteriores do Irã, Abbas Araghchi, Khamenei ainda está vivo. Segundo ele, outros funcionários de alto escalão também estão em segurança.

"Todos estão agora em seus postos, estamos lidando com a situação e tudo está bem", disse. "Podemos ter perdido alguns comandantes, mas isso não é um grande problema."

O homem mais poderoso do Irã, o líder supremo e aiatolá Ali Khamenei, de 86 anos, está no cargo há mais de 30 anos, e acumula a posição de líder religioso e político. É tanto chefe de Estado como comandante-chefe e tem a palavra final sobre políticas públicas do país.

jps (ots)

Trump abre nova Guerra ao Terror?
EUA miram mudança de regime no Irã e podem estar iniciando nova “guerra eterna” no Oriente Médio. Entenda o que está ocorrendo no Irã neste vídeo de menos de três minutos.

Ataques provocam 200 mortes no Irã, diz Crescente Vermelho
O braço iraniano da organização Crescente Vermelho afirmou neste sábado (28/02) que a ofensiva conjunta dos EUA e Israel contra o Irã já provocou a morte de 201 pessoas no país, além de deixar 747 feridos.

Segundo o porta-voz da organização, Mojtaba Khaledi, foram registrados ataques a 24 das 31 províncias do Irã.

jps (ots)

O que Trump quer ao atacar o Irã e o que ele pode conseguir
Pouco após Israel lançar o que chamou de "ataques preventivos" contra o Irã na manhã deste sábado (28/02), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, confirmou que as ações faziam parte de uma ampla ofensiva conjunta israelo-americana.

"Nosso objetivo é defender o povo americano, eliminando ameaças iminentes do regime iraniano", disse Trump em um vídeo compartilhado nas redes sociais, prometendo destruir as capacidades nucleares e militares do Irã. "Vamos garantir que o Irã não obtenha uma arma nuclear", disse ele. Ao definir os objetivos da ofensiva, Trump também disse que os EUA destruiriam o programa de mísseis balísticos do Irã e suas forças navais.

Como a campanha militar dos EUA e Israel contra o Irã não parece ser de curto prazo e limitada, analistas acreditam que o conflito pode continuar por semanas, se não meses. E em meio à tensão, o resultado dos objetivos que Israel e os EUA esperam alcançar permanece em aberto e as consequências podem não ser as desejadas.

Leia mais

O que é o Estreito de Ormuz, que o Irã ameaça fechar
Após o início da ofensiva conjunta dos Estados Unidos e Israel, forças militares do Irã têm advertido neste sábado (28/02) navios petroleiros de que eles não têm permissão para navegar pelo Estreito de Ormuz, via por onde transitam navios vindos do Golfo Pérsico em direção ao Mar Arábico.

As advertências foram captadas por forças militares europeias baseadas na região para proteger rotas de navegação. Segundo fontes, a advertência tem sido divulgada aos petroleiros via rádio por forças da Guarda Revolucionária do Irã.

Oficialmente, o regime iraniano não confirmou planos para bloquear o estreito, mas, e concretizada, a medida tem potencial de estrangular o fluxo de quase um quarto do petróleo comercializado por via marítima e atingir duramente interesses do Ocidente, provocando alta de preços e desestabilizando a economia global.

Com apenas 33 quilômetros de largura, o Estreito de Ormuz é o gargalo para o transporte de petróleo mais importante do mundo, na definição da Administração de Informações de Energia dos EUA (EIA, na sigla em inglês).

No seu ponto mais estreito, a via pela qual os navios podem navegar tem apenas 3,2 quilômetros de largura em cada direção, o que a torna congestionada e perigosa.

Leia mais

FlightRadar mostra espaço aéreo do Irã vazio
O espaço aéreo do Irã e de países vizinhos apareceu vazio neste sábado (28/02), após o ataque coordenado dos Estados Unidos e de Israel contra o regime iraniano. As imagens são do aplicativo FlightRadar.

Em sua conta no X, o FlightRadar informou que, às 6h55 (horário de Brasília), os espaços aéreos de Irã, Iraque, Kuwait, Bahrein e Catar estavam fechados.

le (ots)