OEA declara governo de Maduro na Venezuela ilegítimo

ROMA, 10 JAN (ANSA) – A Organização de Estados Americanos (OEA) aprovou hoje (10) uma resolução que considera o governo venezuelano de Nicolás Maduro ilegítimo.   

A medida foi aprovada por 19 votos favoráveis, seis contrários, oito abstenções e uma ausência e declara a “ilegitimidade do novo mandato de Nicolás Maduro que se iniciou em 10 de janeiro”.   

Além disso, o documento pede “a realização de novas eleições presidenciais com todas as garantias necessárias para um processo livre, justo, transparente e legítimo”.   

Argentina, Estados Unidos, Colômbia, Chile, Equador, Canadá e Brasil votaram a favor da resolução. Já Venezuela, Nicarágua, Bolívia e alguns países caribenhos foram contras, enquanto que o México se absteve. “Celebramos o compromisso dos países das Américas, ignorando o regime ilegítimo de Nicolás Maduro. As pessoas da Venezuela não estão sozinhas, ainda estamos trabalhando para recuperar a democracia, os direitos e liberdades de todos”, afirmou Luis Almagro, secretário-geral da OEA. (ANSA)