‘Odiamos ocupação, e não israelenses’, diz ministra palestina

NÁPOLES, 17 OUT (ANSA) – A ministra das Relações Exteriores da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Varsen Aghabekian, afirmou nesta sexta-feira (17) que a luta de seu povo é contra a “ocupação” israelense e não contra os judeus.   

A chanceler conversou com a ANSA à margem do fórum Med Dialogues, em Nápoles, sul da Itália, que ontem também teve a presença do ministro das Relações Exteriores de Israel, Gideon Sa’ar, que pediu para a ANP interromper a suposta “incitação ao ódio” contra o país judeu em seu sistema educacional.   

“Nós somos um povo sob ocupação, e todos os povos sob ocupação lutam contra essa ocupação. Não tem nada a ver com ódio. Nós não odiamos os israelenses por aquilo que eles são.   

Nós odiamos a ocupação e queremos nos libertar dela”, disse Aghabekian.   

“Precisamos acreditar que a paz será possível e que a justiça prevalecerá, porque esse é o único caminho. Já tivemos guerras demais e queremos viver em paz e segurança com nossos vizinhos”, acrescentou a ministra.   

Aghabekian também assegurou que a ANP está pronta para assumir o governo da Faixa de Gaza no lugar do grupo fundamentalista Hamas e trabalha em prol de um “único Estado unificado” na Palestina, com “uma única legislação e um único Exército”. “Então o Hamas teria de entregar suas armas”, garantiu.   

A ministra estimou em US$ 67 bilhões (R$ 365 bilhões) o custo da reconstrução e da ajuda imediata para a população em Gaza, “mas pode ser ainda maior”. “Precisamos entender que serão bilhões e bilhões que devem chegar de vários países do mundo”, disse. (ANSA).