01/11/2024 - 17:15
A Organização das Cooperativas do Estado de São Paulo, a OCESP, reinaugurou a nova Casa do Cooperativismo Paulista. Localizada na região central da cidade, o espaço tem quase 7000 metros quadrados divididos em 11 andares, com salas amplas e modernizadas, incluindo isolamento acústico e galerias projetadas para estimular o diálogo e a troca de ideias entre os cooperativistas.
Para celebrar a data, uma cerimônia foi realizada no local com a presença de autoridades e de lideranças de diversos setores do Brasil, além de apoiadores e entusiastas do cooperativismo. A noite foi marcada pelo discurso do presidente do Sistema OCESP, Edivaldo Del Grande.
À frente da organização, ele ressaltou os efeitos que a reabertura da Casa do Cooperativismo Paulista pretende trazer para a capital de São Paulo e, consequentemente, para todo o Estado.
“[Algumas] cooperativas quando chegam em uma capital como São Paulo, quer queira ou não uma capital às vezes agressiva, sentem dificuldades. E eu quero que elas tenham um porto seguro aqui, uma casa para recebê-las e recepcioná-las, mas, principalmente, para que possam levar o nosso movimento para frente e ter cada vez mais orgulho desse movimento – que é um movimento de inclusão social”, declarou.
Marcio de Freitas, diretor presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras, também subiu ao palco, valorizou a iniciativa e incentivou os cooperativistas a se engajarem politicamente. “O cooperativismo está conseguindo entregar para sociedade moderna o que o modelo antigo de economia e de política não estão conseguindo, então está na hora da gente sair do corner e ‘mostrar a cara’, porque estamos aqui para fazer o bem e não estamos em uma ação entre amigos, mas sim fazendo empreendedorismo coletivo através do cooperativismo”, diz.
O diretor presidente do Sistema OCB ainda destacou o crescimento de modelos de negócios cooperativistas no País e falou sobre o impacto que a Casa do Cooperativismo Paulista deve gerar nos outros estados brasileiros. “O que está acontecendo hoje em São Paulo vai servir de espelho para todo o Brasil, não tenho dúvidas. As cooperativas do País geram, atualmente, 580 mil empregos e esse número será de 1 bilhão em 2027, ou seja, é um programa que tem planejamento, constância e acima de tudo, propósito de construir um mundo melhor para as pessoas que estão na nossa base”, afirmou.
Ricardo Nunes, prefeito reeleito da cidade de São Paulo, esteve presente e reforçou a importância da nova sede para o fortalecimento de ações em conjunto com a prefeitura. “Ter aqui um ambiente para ampliar o diálogo, saber o que a gente pode absorver ainda mais dentro do cooperativismo para os serviços da prefeitura é uma oportunidade para trocar experiências e estreitar parcerias.”
Visão semelhante a do Armando Junior, secretário-adjunto de Desenvolvimento Econômico e Trabalho de São Paulo, que enfatizou o cooperativismo como uma das frentes de trabalho e de renda, “agora temos uma casa que vai ser o endereço dos cooperativistas de São Paulo. E a união entre OCESP e prefeitura vai fomentar mais a ativação desse modelo de negócio em diversas áreas.”
Uma nova sede para um novo tempo
Com o conceito de integração, a Casa do Cooperativismo Paulista foi projetada com uma abordagem contemporânea, unindo os ambientes internos com a paisagem e envolvendo decorações minimalistas e modernas.
“É uma estrutura que vai nos ajudar no desempenho das nossas atividades e as cooperativas vão poder participar aqui de uma maneira muito mais atraente e efetiva”, explicou o superintendente do Sistema OCESP, Aramis Moutinho Júnior.
Com salas de estudos e de informática para ações de capacitação e abertas aos jovens aprendizes das cooperativas, a nova sede oferece ainda um auditório moderno, área exclusiva para eventos e espaços para locação.
Para Sandro Augusto, fundador e CEO do grupo Brasil Que Dá Certo, além de funcional, a casa promete estimular a aprendizagem da nova geração de cooperativistas: “Tenho impressão que a força motriz, a alavanca principal desta casa serão os jovens, principalmente, em relação aos cursos que abordam o modelo de negócio.”
Mara Ferraz, jornalista e apresentadora do podcast PodMais, pontuou os avanços que a nova sede deve trazer às cooperativas de São Paulo. “Agora todas têm um ponto de encontro, quando um dirigente de uma cidade do interior estiver [pela capital] ele pode usar essa estrutura, fazer reuniões, entender o que está acontecendo, porque o cooperativismo traz todo dia uma novidade”, finaliza.
Após a cerimônia, a OCESP realizou uma visita guiada pelos novos espaços da casa, ofereceu um jantar aos convidados e a noite encerrou com um show exclusivo do grupo de rock sinfônico Família Lima.