Em entrevista ao “Encontro com Patrícia Poeta” desta sexta-feira, 26, Solange Almeida fez uma confissão inusitada: prestes a completar 50 anos, ela disse que pretende engravidar novamente neste ano. 

“Estou me preparando para agora, depois do Carnaval, ser mãe novamente. Está tudo encaminhado, estou fazendo o tratamento”, revelou a cantora.

Na sequência, Solange contou que já realizou a coleta de óvulos há 10 anos: “Estavam congelados. E agora está lá o embriãozinho, pronto. E se Deus quiser, depois do Carnaval eu vou ser mãe aos 50.”

A dona do sucesso “Te Superei” já é mãe de quatro: Sabrina, 28, Rafael, 24, Estrela Sâmara, 17, e Maria Esther, 10.

Obstetra destaca riscos da gravidez aos 50

Em entrevista à IstoÉ Gente, Paulo Noronha, médico obstetra e sócio da Clínica Espaço Mãe, em São Paulo, explica que gerar um filho aos 49 anos não é impossível, mas requer cuidados especiais.

“Uma mulher que engravidou acima dos 45 anos precisa de um bom pré-natal, porque a idade materna avançada aumenta a chance de aborto espontâneo, hipertensão na gravidez, diabetes gestacional, parto prematuro, bebê com restrição de crescimento etc.”, pontua.

Ele ainda lista gravidez ectópica, anomalias cromossômicas fetais, anomalias congênitas, pré-eclâmpsia e descolamento (prematuro ou não) da placenta como riscos da gravidez após os 45 — todos contornáveis com a ajuda de um pré-natal minucioso.

Além disso, Paulo lembra que, quanto mais filhos uma mulher tem, mais complicações podem existir — especialmente se o intervalo entre os partos for menor do que dois anos, o que não é o caso de Solange.

O obstetra também menciona casos de concepção sem fertilização após os 50: “Quando a gestação é espontânea, aumentam as chances de cromossomopatias [no feto]. Com relação à mãe, vai existir chance maior de pressão alta, diabetes e doenças prevalentes.”

Isso porque não é impossível que uma mulher de idade avançada engravide naturalmente, apesar de incomum. “Nem todas as mulheres com 50 anos estão na menopausa. Se uma menstrua todo mês, de forma regular, significa que ela pode estar ovulando e, sim, pode engravidar de forma espontânea”, continua.

Óvulos congelados e fertilização

Em sua entrevista, Solange revelou que congelou os óvulos aos 39 anos. Essa afirmação desperta otimismo no obstetra, que explica: “Quando uma mulher tem óvulos ou embriões congelados antes dos 50 anos, idealmente antes de 35, quando a gente consegue coletar óvulos e produzir embriões de melhor qualidade, a taxa de sucesso da gravidez aumenta. Como ela [Solange] já tem embriões congelados, provavelmente eles são de uma qualidade melhor.”

Para Paulo, o processo de fertilização facilita o sucesso da gestação em mulheres de idade avançada. 

“Devido aos avanços das técnicas de fertilização, as mulheres poderão engravidar em idades superiores a 35 anos. Mas, para as que desejam engravidar após essa idade, é aconselhado realizar uma consulta e discutir o congelamento de óvulos e os riscos da gestação, tanto para a paciente quanto para o feto”, adverte.

Para o sucesso da gravidez, a recomendação do especialista é que se mantenha um estilo de vida saudável, com prática de exercícios físicos, sono de qualidade e boa alimentação e evitando hábitos como tabagismo e consumo de cafeína.