Em reverência a uma obra monumental, a gravadora Rocinante inicia nesta quarta-feira, 10, o lançamento da série Obra Viva de Hermeto Pascoal. Dedicado a composições inéditas ou pouco exploradas do gênio alagoano, o projeto estreia com o Vol. 1 Flautas, abordando peças escritas para o instrumento de sopro entre 1982 e 1985.
Álbum está disponível nas plataformas digitais e em vinil;
Repertório explora o lado camerístico e “erudito” do compositor;
Elenco reúne flautistas de elite sob direção de Bernardo Ramos.
O trabalho resulta do acesso ao vasto acervo de partituras de Hermeto, digitalizado pelo multi-instrumentista mineiro Felipe José. A direção e produção musical são de Bernardo Ramos, que reuniu um time de flautistas de primeira linha: Aline Gonçalves, Andrea Ernest Dias, Eduardo Neves, Marcelo Martins e Carlos Malta — ex-integrante do lendário grupo de Hermeto, que traz nos dedos a “memória muscular” da época.
Links relacionados
Morre Hermeto Pascoal, aos 89 anos, no Rio de Janeiro
Hermeto Pascoal lança disco de inéditas em homenagem à mãe de seus 6 filhos
Gênese do projeto
No texto da contracapa, o diretor artístico da Rocinante, Sylvio Fraga, explica que a ideia surgiu da escuta de músicas como ‘Auriana’ e ‘Vou esperar’. “Senti um desejo enorme de ouvir mais músicas do Hermeto em formato parecido. Líricas, agrestes, camerísticas, livres, parecidas com nada nesse mundo a não ser o próprio mundo que inventam”, escreve.
O organizador do acervo, Jovino Santos Neto, reforça a intimidade do compositor com o instrumento: “Ele conhece profundamente todos os recursos e limites da flauta. As peças registradas neste álbum são uma amostra inédita dos sons que habitam o cérebro magnético do nosso querido Mestre”.
“As peças registradas neste álbum são uma amostra inédita dos sons que habitam o cérebro magnético do nosso querido Mestre”
Análise musical
As formações exploradas vão do duo ao decteto, revelando um lado camerístico que embaralha as categorias de ‘erudito’ e ‘popular’. Algumas obras não chegaram a ser nomeadas pelo compositor, recebendo títulos descritivos e numéricos no álbum.
A complexidade técnica é uma marca registrada. O mesmo autor que utiliza uma branda escrita coral na faixa ‘Amigo Sion’ abre o ‘Quarteto de flautas e trombone n.º 2’ com polirritmias quase impraticáveis. Há ainda contrastes dentro da mesma peça, como no ‘Duo de flautas n.º 2’, que alterna modalismo nordestino e atonalidade.
Visual e formato
A capa do Vol. 1 estampa uma escultura do artista sergipano Véio, fotografada por Diego Bresani, estabelecendo um diálogo visual com as raízes agrestes e a organicidade da música de Hermeto. O álbum chega ao mercado em formato digital e em vinil, prensado pela própria fábrica da Rocinante.
Serviço
Álbum: Obra viva de Hermeto Pascoal – Vol. 1 Flautas
Lançamento: 10 de dezembro de 2025 (Rocinante Atividades Artísticas)
Formatos: LP (Vinil) e Streaming
Músicos: Aline Gonçalves, Andrea Ernest Dias, Carlos Malta, Eduardo Neves, Marcelo Galter (piano), Marcelo Martins, Rafael Rocha (trombone).