ROMA, 3 NOV (ANSA) – Uma obra inédita entre dois grandes nomes da arte italiana, o compositor Ennio Morricone e o cineasta e poeta Pier Paolo Pasolini, foi lançada em todas as principais plataformas de streaming no domingo (2), data que marca os 50 anos do assassinato do diretor de cinema.
A primeira gravação de “Musica per una fine” traz a voz de Pasolini em destaque, recitando “Gli italiani”, um poema de denúncia que ele posteriormente confiou a Morricone. O cineasta, morto em 1975 aos 53 anos, é acompanhado por um coro de quatro vozes diversas que se misturam ao som de uma orquestra e som eletrônico, trabalho criado pelo músico em 1998.
A obra, publicada pela SZ Sugar, foi registrada, em colaboração com a K-array, no teatro Verdi de Florença pela Orquestra da Toscana e pelo Coro Harmonia Cantata, dirigido pelo maestro Raffaele Puccianti.
Segundo a SZ Sugar, o lançamento da canção visa dar destaque à redescoberta de trabalhos menos conhecidos de Morricone, falecido em 2020 aos 91 anos. Ele compôs mais de 400 partituras para o cinema e televisão, além de mais de 100 peças clássicas.
Já Pasolini foi um dos maiores intelectuais italianos do século 20. Entre seus filmes mais conhecidos estão obras-primas como “O evangelho segundo Mateus” e “Édipo rei”. (ANSA).