Um romance inédito e inacabado da escritora Françoise Sagan foi publicado nesta quinta-feira (19) na França, 15 anos após a morte da autora de “Bom dia, tristeza”.

“Les quatre coins du coeur” (“Os quatro cantos do coração”, em tradução livre) não foi anunciado na programação de sua editora, mas houve, durante meses, rumores sobre o lançamento de uma obra não publicada por um autor falecido.

Seu estilo sarcástico é reconhecível neste livro inacabado.

Filho de um industrial rico, Ludovic Cresson é vítima de um terrível acidente de trânsito – o que, inevitavelmente, lembra daquele que quase custou a vida da escritora, em 1957.

Sua esposa, Marie-Laure, “sofisticada e sem cultura”, despreza o marido inválido. Já a mãe de Marie-Laure não é insensível aos encantos de seu genro.

Denis Westhoff, filho de Sagan (1935-2004), assina o prefácio do trabalho. Nele, explica ter descoberto o manuscrito por “milagre” após a morte de sua mãe, já que – segundo ele – todos os bens da romancista foram “confiscados, vendidos, entregues, ou adquiridos de maneira duvidosa”.

Assine nossa newsletter:

Inscreva-se nas nossas newsletters e receba as principais notícias do dia em seu e-mail

Westhoff também explica ter editado o manuscrito, porque faltavam “algumas palavras, até trechos inteiros”.


Siga a IstoÉ no Google News e receba alertas sobre as principais notícias