Uma obra de arte de Andy Warhol que desapareceu em um município no sudeste dos Países Baixos no final de 2024 provavelmente foi jogada fora, disse o município nesta quinta-feira (24), em uma declaração que reflete os resultados de uma investigação independente.
A obra do americano, precursor do movimento Pop Art, desapareceu no final de 2024 durante a reforma de um prédio da autoridade local no vilarejo de Uden.
“É muito provável que as obras de arte desaparecidas tenham sido despejadas acidentalmente junto com o lixo volumoso”, disse a prefeitura de Maashorst.
O município disse que havia contratado a agência de investigação externa BING para investigar o desaparecimento de várias obras de arte, incluindo uma cópia de uma serigrafia de Andy Warhol representando Beatrix, Rainha Mãe dos Países Baixos.
“A investigação consistiu principalmente em entrevistas com funcionários e administradores envolvidos”, disse a prefeitura.
BING concluiu que o desaparecimento ocorreu devido à falta de medidas específicas.
“Também não havia diretrizes para o registro, armazenamento, preservação e segurança das obras”, revelou a investigação.
No final de sua vida, Andy Warhol produziu duas edições dessa série retratando quatro rainhas, incluindo Beatrix: uma edição regular de 40 cópias e uma “edição real” de litografias com efeito brilhante.
“O município não espera que as obras de arte sejam recuperadas algum dia e o executivo municipal lamenta o fato”, enfatizou Maashorst.
sh/mab/mb/jmo/aa