Geral

Obra da CET provoca série de acidentes na Liberdade

Crédito: Reprodução/TV Globo

Uma obra da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) causou no mínimo 20 acidentes na região da Liberdade, em São Paulo, até esta quarta-feira (13).

De acordo com o G1, o cruzamento entre as ruas Conselheiro Furtado e Tamandaré recebeu a ilha de concreto instalada pela CET sobre uma faixa de pedestres.

Luís Felipe Gonçalves, diretor de uma associação de moradores, alegou que desde novembro de 2020 denuncia a situação. “Nós aguardamos uma solução definitiva para a segurança das pessoas que trafegam por aqui porque está causando prejuízo. Essa obra, ao invés de colaborar, está causando acidentes”, falou.

Antônio Carlos dos Santos Lima, que tem uma distribuidora de água em frente à ilha de concreto, disse que já viu dezenas de acidentes. “Bate aí, estoura o pneu. Teve um que estourou o pneu, o óleo vazou tudo lá”, contou.

Há 15 dias, Mazero Moraes sofreu um acidente de bicicleta no local. “Isso aí não estava ali não. Não estava, não vi, e na hora que curvei para a direita, pronto: voei para o outro lado”, relembrou.


+ Grávida do quinto filho, influenciadora morre aos 36 anos
+ Após assassinar a esposa, marido usou cartão da vítima para fazer compras e viajar com amante

José Eduardo Junqueira, também se acidentou na região. Ele passou com o carro por cima do concreto e por pouco não colidiu com outros veículos. “Eu não vi a ilha porque é branca, no meio da faixa de pedestre… Não faz sentido nenhum ter algo assim sem sinalização”, relatou.

Sérgio Ejzenberg, engenheiro de tráfego, acredita que uma obra dessa jamais poderia ter sido liberada sem sinalização no solo. “É um erro gravíssimo. Precisaria ter sido colocado, enquanto se faz a ilha, canalização com tachões, canalização com cones ou cavaletes até que a CET pinte um zebrado, um sargento, um nariz, uma pintura de solo, de modo a orientar o tráfego”, explicou.

Procurada pelo G1, a CET pontuou que a ilha de concreto faz parte de uma estrutura cicloviária que está sendo implantada na Rua Conselheiro Furtado, e que vai reforçar a sinalização. A Prefeitura de São Paulo também se pronunciou e disse que quem quiser buscar reparação pelos danos pode se dirigir à Procuradoria Geral do Município.

Veja também

+ 5 benefícios do jejum intermitente além de emagrecer
+ Jovem morre após queda de 50 metros durante prática de Slackline Highline
+ Conheça o phloeodes diabolicus "o besouro indestrutível"
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Mulher finge ser agente do FBI para conseguir comida grátis e vai presa
+ Zona Azul digital em SP muda dia 16; veja como fica
+ Estudo revela o método mais saudável para cozinhar arroz
+ Cientista desvenda mistério do monstro do Lago Ness. Descubra!
+ 6 fotos em que o design de interiores do banheiro foi um fracasso total. Confira!
+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Cinema, sexo e a cidade
+ Descoberta oficina de cobre de 6.500 anos no deserto em Israel