Um leilão virtual, que aconteceria nesta sexta-feira (23), foi cancelado pela Justiça do Rio de Janeiro. O motivo? O objeto que seria leiloado é um quadro, que contém símbolos e ornamentos nazistas. As informações são da Folha de S.Paulo.

A obra conta com um broche com imagem de uma suástica, a frase “the strange loves of Adolf Hitler”, que no português significa “os estranhos amores de Adolf Hitler”, e uma assinatura que supostamente seria dele.

Em sua decisão, a juíza Angelica dos Santos Costa cita que há uma “situação fatídica que gere prejuízo à parte requerente e a toda comunidade judaica e outras vítimas do holocausto”. A magistrada considera que é necessário “se ponderar que foram relatados fatos graves envolvendo a comercialização de objeto ligado ao nazismo, tornando ainda mais urgente a medida pleiteada”.

Angelica ainda determinou a busca e apreensão do quadro. “Há que se destacar que a medida se torna assaz importante posto que se trata de artefato que remete ao nazismo, o qual pode ser usado de forma escusa para propagar ideias antissemitas”, dizia parte de sua decisão.

A liminar da Justiça foi deferida após um pedido da Federação Israelita do Rio de Janeiro (Fierj). Em sua petição, a Fierj destacou que a obra não é do período nazista mas, sim, um “verdadeiro produto apologélico do pensamento histlerista.

Assine nossa newsletter:

Inscreva-se nas nossas newsletters e receba as principais notícias do dia em seu e-mail

Siga a IstoÉ no Google News e receba alertas sobre as principais notícias