“Obesidade é doença e precisa ser tratada”. A frase é do médico Alexandre Carli, um dos nomes do Brasil que se dedicam à combater esta doença. Segundo ele, até 2030, estudos estimam que o mundo terá cerca de 1 bilhão de pessoas obesas, o que é um número preocupante.

“Obesidade precisa ser tratada por um profissional. Obesidade não é culpa da pessoa, não é porque ela não quer fazer as coisas. Obesidade é como uma depressão, a pessoa não quer ter depressão. Mas, claro, há um ato de responsabilidade em todo o processo e a pessoa precisa, sim, querer melhorar”, avalia o médico.

O doutor ainda aponta que trata-se de uma doença que requer cuidados especiais. Atualmente, ele se dedica à atender nesta área, e ainda usa um método baseado em 7 pontos – o que ele batizou de “SHIIINE”. Cada letra do “brilho”, em inglês, quer dizer um ponto a ser observado. Sono, hormônios, intoxicação, inflamação, intestino, nutrição e exercícios, são os itens avaliados pela sigla.

Dessa forma, ele criou um curso especialmente focado para esse público. “Na minha mentoria, ensino desde gestão de uma clínica, propriamente dita, até como aplicar esses métodos nos pacientes da melhor forma possível para que haja uma possível melhoria da adesão e tenhamos melhores resultados também”, diz.

Segundo ele, em breve também serão necessários mais profissionais preparados para a área. “Precisaremos de profissionais que estão acostumados com esse tipo de questão para que essas pessoas sejam tratadas de forma correta”, começa.

E reitera, finalizando: “Estes métodos citados são baseados na atuação em sete pontos para a saúde, que é o ‘shiiine’. Sono, hormônios, inflamação, intoxicação, intestino, nutrição e exercícios, são todos temas correlatos que precisam receber a mesma atenção para que o paciente possa ter os melhores resultados possíveis para atingir o bem-estar”.