Economia

Obesidade alcançava quase um terço das brasileiras adultas em 2019


A obesidade já alcançava quase um terço das mulheres adultas no País em 2019, segundo os dados do levantamento Estatísticas de Gênero: indicadores sociais das mulheres no Brasil, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

De acordo com o IBGE, a obesidade cresceu entre 2013 e 2019 ao redor do mundo, mas especialmente em países de renda baixa ou média, como o Brasil.

Em 2013, 17,5% dos homens com pelo menos 20 anos de idade eram obesos, contra um porcentual de 25,2% entre as mulheres. Em 2019, 22,8% dos homens nessa faixa etária estavam obesos, assim como 30,2% das mulheres.

O levantamento aponta que as mulheres gastam mais horas semanais em afazeres domésticos e cuidado de pessoas do que os homens.

“Elas acabam com menos tempo para atividades como lazer, ou frequentar uma academia, por exemplo”, ressaltou Luanda Chaves Botelho, pesquisadora do IBGE.


+ MS: Homem que revelou amante pouco antes de ser intubado deixa UTI-covid
+ Ratinho critica Dudu Camargo: ‘Só o Silvio gosta dele’



Em 2019, as mulheres dedicaram 21,4 horas semanais aos cuidados de pessoas ou afazeres domésticos, quase o dobro de tempo que os homens, que despendiam apenas 11,0 horas semanais com esse tipo de trabalho não remunerado.

Quanto ao tabagismo – identificado, assim como a obesidade, como fator de risco para doenças cardiovasculares e câncer, entre outras -, 15,7% dos homens de 15 anos de idade ou mais responderam consumir algum produto de tabaco em 2019, contra um porcentual de 9,4% entre as mulheres.

Veja também

+ Receita de bolinho de costela com cachaça
+ Descoberta no deserto do Kalahari leva a revisão da origem humana
+ Receita de panqueca americana com chocolate
+ Receita rápida de panqueca de doce de leite
+ Contran prorroga prazo para renovação da CNH
+ Vídeo: o passo a passo de como fazer ovo de Páscoa
+ 5 benefícios do jejum intermitente além de emagrecer
+ Cinema, sexo e a cidade
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Estudo revela o método mais saudável para cozinhar arroz
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Sucuris gigantes são flagradas em expedições de fotógrafos no MS