Arqueólogos do Museu Marítimo da Noruega descobriram o paradeiro do último navio nazista perdido após a Segunda Guerra Mundial. Trata-se do Karlsruhe, que naufragou após um embate com tropas britânicas e permaneceu desaparecido por mais de 80 anos. Com o auxílio de monitoramento elétrico, que permite leituras debaixo d’água, especialistas localizaram a embarcação há mais de 490 metros da superfície, entre a Noruega e a Dinamarca, cerca de três anos atrás. No entanto, só agora foi possível investigar com mais precisão.

Peça-chave na Marinha do ditador Adolf Hitler, o navio liderou bombardeios à Noruega, em meados de 1940. Segundo historiadores, o rei da Noruega e figuras importantes da monarquia temiam a invasão dos alemães e por isso pediram ajuda e abrigo ao governo britânico, que, mostrando apoio, enviou suas tropas para bombardear o navio nazista. Os nobres noruegueses permaneceram na Grã-Bretanha até a rendição dos alemães, em 1945.

Divulgação

Poder de fogo

“O Karlsruhe foi o único grande navio de guerra alemão que se perdeu durante o ataque na Noruega. Ninguém sabia exatamente onde ele estava até agora”, disse Frode Kvalo, arqueólogo do Museu Marítimo da Noruega, em nota oficial. Autoridades esperam descobrir mais informações acerca do Karlsruhe conforme as investigações avancem. “O navio possui nove canhões divididos em três torres. Esse era o maior e mais temível navio da frota nazista, com certeza”, aponta Kvalo.

Peça-chave na Marinha de Hitler, o Karlsruhe liderou bombardeios à Noruega, em meados de 1940