Cultura

O sucessor de Harry Potter

Escrito e produzido pela criadora do bruxo mais popular do mundo, “Animais Fantásticos e Onde Habitam” leva batalha de feiticeiros para a Nova York dos anos 1920

O sucessor  de Harry Potter

ALIADOS Newt, as irmãs bruxas e o “não-maj”: feitiços para salvar criaturas ameaçadas

Em uma das cenas do filme “Animais Fantásticos e Onde Habitam”, a Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts e seu diretor, Alvo Dumbledore, são citados. A menção tem um propósito claro. O filme, que estreou nos cinemas dia 17, foi adaptado do livro homônimo de J.K. Rowling, a criadora de Harry Potter e que também assina o roteiro e a produção de “Animais Fantásticos”. A nova trama tem como protagonista o “magizoólogo” Newt Scamander, que estudou na mesma Hogawrts frequentada por Potter e lá foi igualmente protegido por Dumbledore. Não há dúvida de que se trata de uma passagem de bastão — nesse caso, de varinha. “‘Animais Fantásticos e Onde Habitam’ era um livro didático que Harry Potter usava na escola. Enquanto escrevia ‘Harry Potter’, fiquei bastante interessada em Newt Scamander”, diz J.K. Rowling na entrevista que gravou para promover o filme, orçado em 180 milhões de dólares.

Efeitos Visuais

Fazer de Newt um novo Potter é uma sacada genial. Ao dar vazão a um subproduto da saga que rendeu a cifra recorde de 450 milhões de livros vendidos e bilheterias estratosféricas a cada adaptação para as telas, a autora se mantém soberana no mundo da magia e ainda expande o culto ao elemento central do universo de Harry Potter: a eterna batalha entre feiticeiros do bem e do mal. Para não correr riscos e nem decepcionar os fãs de seu bruxo mais famoso, a nova produção foi dirigida pelo mesmo David Yates que esteve no comando das quatro últimas adaptações dos livros da saga Potter para o cinema. Embora previsível, “Animais Fantásticos” merece ser visto em 3D, experiência que potencializa seus mirabolantes efeitos visuais.

“NÃO-MAJ”

“Meus heróis são sempre pessoas que se sentem excluídas, estigmatizadas ou anormais. Isso é a essência da maior parte do que escrevo”, afirma a autora. Em seu novo enredo, essa característica vale não apenas para o protagonista Newt (interpretado por Eddie Redmayne) como para os demais personagens, sejam eles bruxos ou “não-maj”, a gíria dos iniciados para se referir aos não-mágicos.

Na trama, o inglês Newt chega a Nova York em 1926 carregando uma mala mágica que funciona como portal para o mundo em que vivem criaturas incríveis. Segundo o magizoólogo, esses seres encantados não fazem mal algum e devem ser protegidos da espécie mais perigosa que existe, o homem. Mas, como é de se esperar, algo dá errado, e animais fantásticos escapam da mala. O acidente desagrada os líderes do Congresso Mágico dos Estados Unidos da América (Macusa, na sigla em inglês), que temem uma uma indesejada exposição pública de suas atividades. Em sua luta para recuperar os bichanos foragidos, Newt conta com a ajuda de duas irmãs feiticeiras e de um “não-maj”. Juntos, eles enfrentam o incontrolável Obscurus (que ataca impiedosamente na forma de uma nuvem de destruição) e o traiçoeiro Percival Graves (vivido por Collin Farrell), cuja verdadeira identidade só será revelada nos instantes finais da trama.

Concebido como uma série em cinco episódios, “Animais Fantásticos” pode cumprir sua missão de empolgar os fãs de Harry Potter — ainda que sem a mesma magia.

Um herói atrapalhado

OLHAR Atuação do premiado Eddie Redmayne é um dos pontos altos do filme
OLHAR Atuação do premiado Eddie Redmayne é um dos pontos altos do filme

Com aparência de um jovem cientista maluco e a doçura de um São Francisco reencarnado, Newt Scamander desenvolveu a vocação de protetor dos animais mágicos quando ainda era estudantes de Hogwarts. Em sua mala, o bruxo criou um habitat secreto para criaturas ameaçadas pelo homem. Infelizmente, às vezes eles escapam de lá.

Para interpretar esse herói um tanto descuidado, a escolha de Eddie Redmayne se mostrou apropriada. O ator que ganhou o Oscar em 2015 pelo papel de Stephen Hawkins em “A Teoria
de Tudo” e brilhou em “A Garota Dinamarquesa” cativa como Newt com seu olhar perdido e seus gestos econômicos. Sua atuação é um dos pontos altos do filme, que traz no elenco Collin Farrell, John Voight e Johnny Depp.

SERES MÁGICOS

Alguns dos animais que Newt Scamander deixa escapar de sua mala

PELÚCIO Parece com um ornitorrinco e adora roubar moedas, ouro e joias
PELÚCIO
Parece com um ornitorrinco e adora roubar moedas, ouro e joias
Pássaro-trovão Capaz de pressentir perigo, pode causar tempestades quando voa
Pássaro-trovão
Capaz de pressentir perigo, pode causar tempestades quando voa
Erumpente Semelhante a um enorme rinoceronte. A fêmea fica muito excitada no cio
Erumpente
Semelhante a um enorme rinoceronte. A fêmea fica muito excitada no cio
Tronquilho Lembra uma pequena árvore, com 20 cm de altura, e pode abrir algemas
Tronquilho
Lembra uma pequena árvore, com 20 cm de altura, e pode abrir algemas

 

Veja também

+ Entenda como a fase crítica da pandemia de Covid-19 pode ter sido superada em SP
+ Ford Ranger supera concorrentes e é líder de vendas
+ Tubarão-martelo morde foil de Michel Bourez no Tahiti. VÍDEO
+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?
+ Cantora Patricia Marx se assume lésbica aos 46 anos de idade
+ Saiba em quais lugares o contágio pelo novo coronavírus pode ser maior