O que Trump diz sobre Musk continuar ou deixar seu governo

REUTERS/Kevin Lamarque
Elon Musk e Donald Trump na Casa Branca Foto: REUTERS/Kevin Lamarque

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse a Elon Musk que ele poderá seguir na equipe de governo pelo tempo que desejar, mas reconheceu que o proprietário da Tesla, da rede social X (antigo Twitter) e da SpaceX precisa “cuidar dos próprios negócios”.

Em março, o bilionário anunciou que pretendia deixar o comando do Departamento de Eficiência Governamental — órgão criado pelo republicano com a premissa de reduzir gastos públicos — após promover cortes e demissões de servidores federais em massa. Seu objetivo é se concentrar mais em sua empresa de carros elétricos, a Tesla, cujos lucros caíram 71% no primeiro trimestre do ano em comparação com o mesmo período de 2024.

A grande maioria das pessoas neste país realmente te respeita e te valoriza“, disse Trump a Musk durante uma reunião de gabinete na Casa Branca, que pode ter sido a última do homem mais rico do mundo no cargo. “Você sabe que está convidado a ficar o tempo que quiser“, comentou Trump, antes de acrescentar que Musk talvez queira voltar “aos seus carros”.

+Trump cumpriu as promessas para os primeiros 100 dias de governo?

Tesla no alvo

Principal fonte da fortuna de Musk, a fabricante de carros elétricos sofreu as consequências do envolvimento político de seu proprietário como conselheiro próximo de Trump.

Desde que assumiu esse papel, veículos da Tesla foram destruídos em protestos em capitais europeias. “Estamos dando às pessoas comuns a chance de mostrar como se sentem em relação a Elon Musk e suas opiniões odiosas”, disse o grupo responsável por um dos ataques do tipo, em Londres, na Inglaterra.

“Você realmente fez muitos sacrifícios. Foram muito injustos com você”, disse Trump a respeito dos críticos de Musk. “Eles gostavam de queimar meus carros, o que não é bom“, respondeu Musk.