A Coreia do Norte disparou mais de 200 tiros de artilharia no mar nesta sexta-feira, 5. Isso fez com que a sua vizinha do Sul evacuasse duas ilhas devido a uma “situação” desconhecida.

Coreia do Sul evacua ilhas depois que Coreia do Norte dispara mais de 200 mísseis

Esse ato ocorreu após uma série de declarações exaltadas do líder norte-coreano, Kim Jong-Un, que ameaçou nos últimos dias “aniquilar” a Coreia do Sul e os Estados Unidos.

Esta escalada militar é uma das mais graves desde 2020, quando a Coreia do Norte bombardeou a ilha de Yeonpyeong, na Coreia do Sul.

No ano de 2006, a Coreia do Norte realizou o primeiro teste nuclear nuclear. A Agência de Inteligência de Defesa dos Estados Unidos estima que, atualmente, o país possua um arsenal de até 60 ogivas nucleares.

Além disso, o Kim Jong-Un tem investido em tecnologia para mísseis balísticos com o objetivo de terem longo alcance. Em março de 2022, a Coreia do Norte testou o lançamento da arma Hwasong-17, que caiu próximo à ilha de Aomori, no Japão.

Em setembro do mesmo ano, a Coreia do Norte lançou dois mísseis balísticos, ato que foi condenado pelos Estados Unidos.

Guerra entre as Coreias

Em junho de 1950, a Guerra da Coreia teve início após as tropas do norte invadirem a região sul, como desdobramento direto da Guerra Fria.

O conflito deixou 2,5 milhões de vítimas e também contribuiu para a divisão das duas Coreias.

Em 1953, foi assinado o Armistício da Panmujon, que estabeleceu um cessar fogo entre as duas Coreias.