Um barco com nove corpos em decomposição foi encontrado por pescadores no sábado, 13, em um rio na região de Bragança, no Pará, local que fica a cerca de 215 quilômetros da capital do estado. A embarcação, de 15 metros de comprimento e dois de largura, estava encalhada em um banco de areia no momento em que foi avistada.

As autoridades encontraram oito corpos no barco, além de um cadáver próximo à embarcação. Ele apresentava circunstâncias semelhantes às dos outros, sugerindo que fizesse parte do mesmo grupo. A PF (Polícia Federal) identificou documentos entre os mortos da região da Mauritânia e do Mali, países africanos, não sendo possível descartar a presença de pessoas de outros locais.

+ PF apura se barco achado com corpos no Pará veio da África

+ Corpos encontrados em embarcação no Pará ainda não foram identificados

Os corpos foram resgatados com esforço da PF, Marinha, Defesa Civil do Pará e Corpo de Bombeiros do estado após tempo chuvoso e marés que dificultaram o processo. A primeira hipótese é de que os corpos eram de imigrantes haitianos, mas os documentos de países africanos sugerem outra possibilidade.

As atividades de identificação dos mortos irão se basear em um protocolo estabelecido pela Interpol (Organização Internacional de Polícia Criminal). O MPF (Ministério Público Federal) declarou que serão abertas duas investigações sobre o caso, uma criminal, para identificação de possíveis autores, e outra cível, que envolve questões de interesse público e a proteção de direitos.

*Com informações do Estadão e da Agência Brasil