A FAB (Força Aérea Brasileira) derrubou um avião vindo da Venezuela que entrou no espaço aéreo do País transportando drogas nesta terça-feira, 11. De acordo com as autoridades, caças deram tiros de advertência antes de abater a aeronave, que não se identificou pelo rádio ou modificou a rota para pousar em um local próximo, conforme ordenado pelos militares.
+ FAB abate avião e mata traficantes que entraram no Brasil pela Venezuela
+ Três militares são presos suspeitos de transportar drogas em avião da FAB
Confira vídeo:
A FAB abateu hoje uma aeronave vinda da Venezuela, sendo que um A-29 realizou tiro de detenção contra o avião, que veio a colidir contra o solo
Um Black Hawk foi acionado para o local e foram identificados dois traficantes mortos dentro do avião, além de drogas pic.twitter.com/VR6oEPSWmX
— AEROIN (@aero_in) February 12, 2025
Conforme a FAB, o avião foi classificado como hostil e alvejado para impedir a continuidade do voo. A ação é o último recurso que deve ser tomado pelas autoridades seguindo os protocolos das MPEA (Medidas de Policiamento do Espaço Aéreo).
A aeronave atingida pelos caças da FAB caiu em uma área de floresta nas proximidades de Manaus (AM) e explodiu com o impacto.
Um helicóptero da Força Aérea localizou os destroços do avião nesta quarta-feira, 12. A PF (Polícia Federal) participou da ação e foram encontrados dois homens mortos e drogas no interior da aeronave.
A ação integra uma operação das autoridades que visa conter o tráfico de drogas na fronteira do Brasil.
*Com informações da AFP, Estadão e Agência Brasil