O que se sabe sobre as aparições inexplicadas de drones no céu dos EUA

Dezenas de aparições de drones sem origem identificada foram registradas nos Estados Unidos e ressoadas mundialmente por meio de vídeos publicados nas redes sociais. Nos últimos dias, os episódios ainda pouco esclarecidos ganharam a atenção das autoridades americanas.

+Ataque a tiros em escola cristã de Wisconsin deixa mortos e feridos

O que aconteceu

Gravações de câmeras telefônicas publicadas nas redes sociais mostram drones com luzes piscantes e rotores sobrevoando diversas regiões de Nova Jersey (veja abaixo). As aparições, inicialmente isoladas, ganharam a atenção das autoridades conforme ficaram mais frequentes.

Diante das suspeitas de risco à segurança aérea, o aeroporto internacional Stewart, em Nova York, suspendeu suas atividades durante uma hora na sexta-feira, 13. Já a polícia de Boston prendeu dois homens no sábado, 14, por suspeita de conduzir uma “operação perigosa com drones” perto do Aeroporto Internacional Logan.

Embora uma quantidade expressiva de drones seja livremente comercializadas e, portanto, esteja nas mãos de civis nos EUA, o uso militar dos dispositivos gera receio no debate público. Enquanto isso, os registros persistiram.

O que dizem as autoridades

Governador de Nova Jersey, Phil Murphy questionou o presidente Joe Biden e pediu que o governo federal empenhasse mais recursos na investigação dos episódios. Senador pelo estado, Andy Kim chegou a acompanhar policiais em uma aparição reportada por cidadãos locais.

“Dirigimos até o Reservatório Round Valley e o policial apontou para luzes se movendo baixo sobre a linha das árvores. Às vezes, eram luzes brancas sólidas, outras piscavam em vermelho e verde”, escreveu o parlamentar em postagem no X (antigo Twitter). Veja abaixo um vídeo publicado por ele:

As críticas vêm até mesmo de membros do partido de Biden. Principal senador democrata, Chuck Schumer pediu que medidas sejam tomadas para facilitar a cooperação entre autoridades federais, estaduais e locais para detectar e, se necessário, “derrubar” qualquer drone considerado uma ameaça.

Já o congressista republicano Chris Smith pediu esclarecimento oficial ao Pentágono, sede do Departamento de Defesa dos EUA. Ouviu que os drones não pertencem às Forças Armadas americanas nem a “um adversário ou entidade estrangeiros”, discurso endossado pelo governador Phil Murphy e pelas forças policiais de Nova Jersey.

Em comunicados publicados após as indagações de parlamentares, a Casa Branca e o FBI afirmaram não haver evidências de que os avistamentos de drones coloquem a segurança nacional ou da população em risco.

Na segunda-feira, 16, o presidente eleito Donald Trump jogou mais suspeitas sobre a situação. “Eles [militares] sabem de onde esses drones vieram e para onde vão. Por alguma razão, não querem comentar. Eu acho que seria melhor se eles explicassem o que é isso. Nossos militares sabem e nosso presidente [Joe Biden] sabe”, disse o republicano.