Inspirada pela poesia de Ruth Salles, a exposição “O que Nos Eleva” inaugura no dia 25 de setembro no Ateliê Casa Um, em São Paulo. Com curadoria de Shannon Botelho, a mostra promove um diálogo entre as produções recentes e majoritariamente inéditas de Daniela Schiller, Flávia Renault e Simone Dutra, explorando a arte como um gesto de transcendência e afeto.
- O quê: exposição “O que Nos Eleva”, com obras de Daniela Schiller, Flávia Renault e Simone Dutra.
- Conceito: a mostra, com curadoria de Shannon Botelho, investiga a arte como uma experiência de transcendência, afeto e contemplação, tornando o invisível em forma.
- Onde: Ateliê Casa Um, no bairro dos Jardins, em São Paulo.
- Quando: Abertura em 25 de setembro, com visitação até 20 de outubro.
Segundo o curador, a exposição propõe uma experiência que não se define por hierarquias, mas pela “partilha sensível”. As artistas convidam o público a adentrar territórios onde a matéria se abre para o espiritual e o fazer artístico se apresenta como uma prática de presença e escuta.
Os universos das artistas
Daniela Schiller explora a vastidão do cosmos em obras como Duo Nebulosa 5, que sobrepõe um fundo azul profundo a um voil etéreo com uma nebulosa dourada. “A intenção é criar um diálogo entre profundidade e brilho, no qual o olhar atravessa camadas que sugerem tanto o infinito quanto a delicadeza da matéria”, explica a artista.
Utilizando materiais orgânicos como lã, linho e sementes, Flávia Renault apresenta objetos esculturais que investigam a memória e a espiritualidade. Suas colagens, desenhos e pinturas com bordado convidam a uma interlocução “entre o humano e o divino, entre o visível e o mistério”, como define o curador.
Simone Dutra, por sua vez, exibe polípticos e um díptico que unem memória e geometria. No políptico habitam em mim, composto por oito partes, a artista utiliza a forma não como um fim, mas como “ponto de partida” para evocar narrativas visuais e campos de afeto.
Serviço
- Exposição: “O que Nos Eleva”
- Artistas: Daniela Schiller, Flávia Renault e Simone Dutra
- Curadoria: Shannon Botelho
- Local: Ateliê Casa Um – Rua José Maria Lisboa, 873, casa 1 – Jardim Paulista, São Paulo
- Abertura: 25 de setembro, das 16h às 21h
- Visitação: 25 de setembro a 20 de outubro (terça a sexta, das 14h às 18h; sábado, das 11h às 15h)
- Entrada: gratuita