Seja por sofrer com a insônia ou simplesmente porque você resolveu maratonar sua série favorita, é possível que você já tenha sofrido no dia seguinte a uma noite ruim de sono. Mas será que é possível se recuperar antes que a próxima noite chegue?

+ O que você deve comer para dormir melhor

+ Entenda como uma única noite sem sono prejudica sua saúde

Com informações da revista “SELF”, saiba exatamente o que você deve fazer para amenizar as sensações adversas quando você não dormiu o suficiente na noite anterior.

O que fazer no dia seguinte a uma noite ruim de sono

mulher deitada com as mãos na cabeça e rosto bravo, noite sem sono, noite ruim de sono
Freepik

Não acorde tarde após uma noite ruim de sono

De acordo com Fiona Barwick, diretora do Programa de Sono e Saúde Circadiana da Universidade de Stanford (EUA), acordar muito mais tarde do que você está acostumada perturba seu ritmo circadiano e pode prejudicar a saúde de seu sono.

“O ritmo circadiano é o ritmo biológico que flutua ao longo das 24 horas do dia e que regula a maior parte de nossa fisiologia e comportamento, inclusive quando nos sentimos sonolentas ou alertas”, diz Fiona. “Aderir a um horário consistente de acordar pela manhã é uma das melhores maneiras de manter seu ciclo sono-vigília no caminho certo.”

Além disso, a especialista acrescenta que, no momento em que você levanta pela manhã, começa a construir seu “apetite” de sono para a noite seguinte. Quanto mais tempo você ficar na cama, menos vontade de dormir terá na noite seguinte.

Sol, exercícios e cochilos podem ajudar

Mesmo em um dia nublado, expor-se à luz solar assim que acordar pode ajudar seu cérebro a despertar. Isso porque a sonolência da manhã, causada pela melatonina hormônio do sono —  ainda presente no corpo ao acordar, pode ser eliminada pela dopamina produzida pela exposição ao sol. 

+ Melatonina no Brasil: quando pode ser indicado o “hormônio do sono”?

Os exercícios físicos também impulsionam a produção de dopamina. Dessa forma, uma pequena caminhada na luz do sol pode ajudar a “dissipar o torpor matinal e aumentar o estado de alerta”, como explica Fiona.

Além disso, pode-se apostar em um cochilo de 15 a 30 minutos. “Normalmente, temos uma ‘queda’ natural em nosso nível de energia em algum momento entre as 12h e 18h, e um breve cochilo durante esse período pode deixá-la revigorada. Mas um cochilo mais longo pode interferir no sono da noite seguinte”, explica a especialista

Se dormir à tarde não é a sua praia, aposte em uma caminhada vespertina novamente. Essa opção é ainda melhor que a cafeína, como aponta Fiona, já que a substância pode interferir na qualidade de seu sono na noite subsequente.

Volte a dormir cedo

Uma noite sem dormir pode fazer com que o dia seguinte seja torturante. E apesar de a evolução humana permitir que passemos longos períodos sem descansar a mente, essa prática não é recomendada, já que a falta de descanso crônica está ligada a diversos problemas de saúde.

“É importante proteger e priorizar o sono na noite seguinte, talvez até indo para a cama um pouco mais cedo do que o normal para recuperar o sono perdido na noite anterior”, indica Fiona. “Não podemos compensar toda a perda de sono de uma noite agitada, mas pesquisas mostram que dormir um pouco mais nas duas noites seguintes pode nos ajudar a recuperar mais rapidamente”, finaliza.

Dessa forma, tente dormir cedo nas noites seguintes. Se você sofre com insônia, entretanto, deve consultar um psiquiatra ou outro médico especializado para receber o tratamento mais adequado para seu problema.