27/05/2022 - 18:00
Neste sábado (28), Liverpool e Real Madrid se enfrentam em busca da cobiçada taça da Champions League. O duelo, que acontece no Stade de France, em Paris, na França, promete ser uma das melhores finais dos últimos anos.
Para os espanhóis, a conquista significa ampliar ainda mais sua soberania na competição, já que seria a décima quarta taça do torneio em sua coleção. O triunfo sobre os Reds também seria a confirmação de uma campanha para lá de histórica.
O Liverpool, que conquistou a competição mais recentemente, na temporada 18/19, quer ampliar os feitos da ‘era Jürgen Klopp’. O treinador alemão, contratado em 2015, recuperou o DNA vencedor da equipe e transformou os ingleses em uma potência.
A decisão ainda terá um tempero a mais. Os dois clubes se enfrentaram na final da Champions League 17/18. Na ocasião, os merengues levaram a melhor e venceram os Reds por 3 a 1. Para o duelo deste sábado, Mohamed Salah, principal nome do Liverpool, chega com sede de “vingança”. Ao conhecer o seu adversário na decisão do torneio deste ano, o egípcio publicou em suas redes sociais que tinha contas para acertar com o Real Madrid, fazendo referência à final perdida há quatro anos.
O que esperar do Real Madrid?
Campeão Espanhol, o Real Madrid chegou à final mostrando a tradição e o peso de sua camisa na competição. Depois de jogos históricos no mata-mata contra Paris Saint-Germain, Chelsea e Manchester City, os jogadores de Carlo Ancelotti terão de mostrar seu tamanho mais uma vez nesta edição do torneio.
O time espanhol deve ir a campo com a formação 4-4-2 ou 4-3-3, as mais utilizadas pelo treinador italiano na temporada. Na decisão, Ancelotti não deve aparecer com surpresas, usando, assim, o mesmo grupo de jogadores que vem trabalhando no ano, trocando peças pontuais na segunda etapa da partida.
Para a final, o Real Madrid vai mesclar a experiência de jogadores como Toni Kroos, Casemiro, Carvajal, Modric e Benzema, com a juventude de garotos como Vinicius Jr., Éder Militão e Federico Valverde. A mistura dos ‘dois mundos’ tem surtido efeito para a equipe, que conta com um elenco poderosíssimo e tem peças para contribuírem ainda mais no segundo tempo do duelo.
Principais destaques do Real Madrid
Maior nome da temporada gigante do Real Madrid, Karim Benzema certamente é o principal destaque da decisão. O atacante francês tem se mostrado impiedoso nas competições e foi um dos principais responsáveis pela chegada dos madridistas à final. Na atual Champions League, o jogador acumula 15 gols e duas assistências em 11 jogos disputados.
Na temporada completa pelo clube, o francês conta com 45 partidas disputas, 44 tentos marcados e 15 passes para gol, conforme dados dos sites Sofascore e Transfermarkt. Os números e a postura do atacante, que é forte concorrente ao prêmio de melhor jogador do mundo, mostram que ele será uma grande dor de cabeça para a defesa do Liverpool.
Além de Benzema, outro atacante teve uma temporada maravilhosa pelo Madrid. O brasileiro Vinicius Jr. se destacou no esquema de Ancelotti e foi, ao lado do francês, um dos principais responsáveis pela conquista do Campeonato Espanhol.
Nesta temporada, o camisa 20 do Real Madrid atuou em 51 partidas, marcou 20 gols e se mostrou um excelente garçom aos companheiros de equipe, já que deu 20 assistências aos jogadores.
Com um ataque letal e um meio de campo conhecido no mundo inteiro por como joga, o Real Madrid será uma pedra no sapato de Jürgen Klopp.
E o Liverpool?
Vice-campeão inglês, os Reds fazem uma temporada magnífica. Venceram a Copa da Inglaterra, a Copa da Liga Inglesa, e agora planejam faturar sua segunda Champions League sob o comando do alemão Klopp.
Assim como Ancelotti, Jürgen também deve usar o mesmo esquema e peças que vem utilizando ao decorrer da temporada. O treinador deve mandar ao gramado a formação 4-3-3, com nomes já conhecidos pelo torcedor.
Com um jogo rápido e grandes lançamentos de Thiago Alcântara e Trent Alexander-Arnold, o Liverpool certamente incomodará a defesa do Real Madrid, que tem sofrido com o alto número de gols concedidos nos últimos jogos da Champions.
Principais destaques do Liverpool
O principal forte das equipes de Jürgen Klopp é o coletivo. O time sabe como deve pressionar o adversário e dispõe seus jogadores adequadamente em diferentes funções na hora de atacar e se defender.
Mohamed Salah. Um nome que devemos guardar na cabeça e acompanhar no gramado. Artilheiro da Premier League com 23 gols, o egípcio está com sede de vingança contra o Real Madrid e será, ao lado de Benzema, o principal destaque da grande final.
Principal peça do esquema de Klopp, Salah, que também faz uma temporada digna de um bola de ouro, poderá se aproveitar das dificuldades defensivas de Mendy, lateral-esquerdo do Real, para conseguir boas jogadas para o Liverpool.
Outros nomes ofensivos que podem se destacar pelos Reds são Sadio Mané e Luis Díaz. O senegalês já é peça importante do clube há alguns anos e sempre leva perigo ao lado de Salah para a defesa adversária. O colombiano, por sua vez, é um novo talento sendo lapidado na equipe. Luis chegou ao time em janeiro, mas já mostrou seu cartão de visitas e vem atuando muito bem com a camisa vermelha.
Lateral-direito dos Reds, Trent Alexander-Arnold, ao lado de Thiago Alcântara, são outros dois nomes para o Real Madrid se atentar. Mesmo sendo um defensor, Arnold tem números expressivos na temporada, com 19 assistências para jogadores em 46 partidas, além de dois gols.
Filho do brasileiro Mazinho, o espanhol Thiago é, também, outro destaque do Liverpool. O meia é o ‘cérebro pensante’ no esquema de Klopp. Com muita inteligência e rapidez, o jogador é capaz de deixar os companheiros na cara do gol muitas vezes, além de ter um ótimo chute a longa distância.
Palpite
Para um jogo pegado, cheio de grandes estrelas e histórias, o placar têm de ser graúdo também. Para esta redatora, que vos escreve, o Real Madrid será campeão da Champions League com o resultado de 3 a 2 sobre o Liverpool.