O que é Todes? Entenda termo neutro ‘polêmico’ usado por Ana Paula Padrão na Band

O que é Todes? Entenda termo neutro
O que é Todes? Entenda termo neutro 'polêmico' usado por Ana Paula Padrão na Band Foto: Reprodução/Instagram

A apresentadora do “MasterChef”, da Band, Ana Paula Padrão, de 57 anos, viralizou nas redes sociais após usar gênero neutro para dar boas-vindas aos novos participantes da edição dez do programa. “Olá, agora sim de forma definitiva, sejam muito bem-vindas, bem-vindos e bem vindes a cozinha do MasterChefe dez”, disse a jornalista.

Na internet, Ana Paula Padrão foi elogiada por internautas. “Ana sempre a frente do seu tempo”, escreveu um. “Que massa! Não excluiu ninguém”, disse outra usuária.

Famosos ‘contra TODES’

Ratinho gerou polêmica ao compartilhar um vídeo na rede social. Em seu perfil no Instagram, o apresentador do SBT, que está em casa se recuperando de uma cirurgia que fez em janeiro para colocar prótese no joelho esquerdo, deu o que falar ao criticar o termo neutro “Todes” usado pelo governo do presidente Lula (PT) em cerimônias oficiais.

Nas imagens, Ratinho aparece deitando na cama, sendo filmando por sua funcionária, que corrigiu o padrão que falou ‘Todos’ ao invés de ‘Todes’. “Estou me recuperando da cirurgia que fiz. Queria dizer a todos e a todas do Brasil”, disse ele quando foi interrompido pela funcionária: “Chefe, tem que falar ‘todes’, vamos gravar de novo” ?

O comunicador se irritou e disparou: “Eu não gravar coisa de nenhuma”. Ratinho ainda soltou um palavrão.

Recentemente, Regina Duarte fez um comentário preconceituoso para repercutir o termo neutro “todes”. Na rede social, a ex-secretária especial de Cultura do governo Bolsonaro compartilhou uma montagem para debochar do termo.

A IstoÉ Gente explica abaixo o que significa ‘Todes’, termo polêmico entre famosos e anônimos. Confira!

O que é o termo TODES ?

O termo “Todes” é usado pela comunidade não-binária, ou seja, pessoas que não se identificam com o gênero feminino nem com o masculino. Informalmente, foi criada a “linguagem neutra” para utilizar termos que não definam essas pessoas como homem ou mulher, como forma de inclusão e respeito.

Ele é usado para as pessoas do gênero masculino e o termo “todas”, por sua vez, para as pessoas do gênero feminino. O “todes” é usado para as pessoas não-binárias.

Existem outras palavras criadas com o mesmo objetivo dentro da linguagem neutra, como os pronomes “elu” e “delu”, que substituem o ele/dele ou ela/dela.