O Doodle de hoje celebra o Festival das Lanternas, também conhecido como Yuan Xiao ou Festival Shang Yuan . É comemorado na China, Japão, Coréia, Taiwan e muito mais. Todos os anos, no dia 15 do primeiro mês lunar, que sinaliza o fim das celebrações do ano novo lunar, as pessoas em toda a Ásia acendem lanternas ornamentadas e as penduram no céu noturno para dar sorte.
+ Receita de Tangyuan para comemorar o Festival das Lanternas
+ 12 sintomas que podem indicar câncer que podem passar despercebidos
+ Características das unhas podem indicar doenças renais e outros problemas; saiba identificar
As celebrações do Festival das Lanternas começaram há mais de 2.000 anos na Dinastia Han. Vários mitos exploram as origens deste feriado, e o mais famoso conta a história do Imperador de Jade.
Diz a lenda que um aldeão acidentalmente caçou seu precioso grou favorito. Fervendo de raiva, o imperador quis incendiar a aldeia em retaliação.
Pouco antes de ele ordenar que seu exército iniciasse o ataque, sua simpática filha alertou os aldeões e os encorajou a criar uma ilusão de destruição.
Os aldeões penduraram lanternas vermelhas na frente das casas e lançaram muitas lanternas para o céu para imitar o fogo.
Pensando que a vila já estava arruinada, o imperador cancelou o ataque.
As lanternas coloridas, geralmente vermelhas, simbolizam a partida do velho e a chegada do novo. As pessoas costumam escrever desejos nas lanternas na esperança de que sejam atendidos no ano novo.
Algumas lanternas até contêm enigmas – e as crianças que os resolverem podem receber um presente especial. Várias danças do leão e do dragão são realizadas durante as festividades, onde dançarinos fantasiados realizam truques acrobáticos e acrobacias inspiradas em artes marciais.
Os frequentadores do festival também podem se servir de uma iguaria popular chamada tang yuan , bolinhos de arroz cozidos no vapor ou cozidos recheados com recheios doces.
Feliz Festival das Lanternas!