Uma crença popular é que, enquanto a visão é o sentido mais importante para a atração sexual dos homens, a audição é o mais importante para as mulheres. Então qual é o papel da audição no momento da conquista? Uma voz “sexy” pode ter mais impacto na atração entre duas pessoas do que a aparência física? 

+ Mulheres férteis são de fato mais atraentes para os homens? Estudo responde

+ Estudo destrói o mito de que as mulheres são mais emotivas que os homens

Emoções são mais facilmente ativadas através de estímulos visuais, enquanto o intelecto é mais suscetível a estímulos verbais. Levando em consideração a afirmação de que homens se apaixonam com os olhos, e mulheres com os ouvidos, é possível concluir que, nesse aspecto, elas são mais intelectuais. Entenda o impacto da voz na hora da conquista com informações do “Psychology Today”. 

Por que nos atraímos por vozes “sexy”? 

Madeleine Fugère, redatora do “Psychology Today”, relembra estudos que sugerem que mulheres consideram as vozes graves mais masculinas e atraentes. Em homens, vozes mais profundas estão associadas a níveis mais elevados de testosterona. Em contraste, os homens preferem mulheres com vozes agudas — que são percebidas como mais jovens e mais magras. 

Estudos também relatam que homens e mulheres que têm vozes sensuais iniciam sua vida sexual mais cedo e têm mais parceiros sexuais, além de se destacarem fisicamente e terem uma personalidade mais atraente. Ao tentar soar sexy, homens e mulheres diminuem o ritmo de sua fala, e as vozes sensuais têm maior impacto na atração do que na aparência física.

Relação entre voz e infidelidade

Homens e mulheres com vozes “sexy” têm maior probabilidade de ser sexualmente infiéis. Em 2004, um estudo conduzido pela pesquisadora Susan Hughes descobriu que mulheres utilizavam uma voz mais aguda quando falavam com um desconhecido que fosse atraente, e utilizavam uma voz mais grave com seus parceiros. Da mesma forma, quando os homens falavam com suas parceiras, eles falavam em voz mais alta. Pessoas manipulam suas vozes ao falar com pessoas diferentes em diversos contextos. 

Em outro estudo conduzido em 2017 por Susan Hughes e Marissa Harrison, participantes da pesquisa classificaram, por suas vozes, estranhos que já tinham histórico de infidelidade como “mais propensos a trair”. As pesquisadoras então concluíram que “a voz humana pode ser uma forma de detecção de infidelidade” e que “algumas informações vocais são tudo o que é necessário para se fazer certas presunções sobre outras pessoas”.

Voz “sexy” x Rostinho bonito

Vozes sensuais são geralmente mais atraentes do que rostos bonitos porque são mais significativas e expressam maior afinidade. A longo prazo, o valor da beleza física é insignificante: descrever alguém como “um rostinho bonito” significa dizer que essa pessoa é atraente, ao passo que dizer que alguém é “mais do que um rostinho bonito” significa que essa pessoa tem outras qualidades duradouras, como a inteligência.

Uma voz sensual, de certa forma, causa a sensação de controle, pois a intenção de quem fala é clara. E isso se demonstra, principalmente, no caso de gritos e gemidos durante o sexo — desde que sejam autênticos. 

O “olhar do amor”

A voz normalmente possui maior impacto na atração sexual do que a aparência física. No entanto, embora façam parte da comunicação não-verbal, as expressões faciais podem conferir ao rosto um impacto maior sobre a atração.

O “olhar do amor” não é sobre sentir atração pelas feições do rosto de uma pessoa, mas sobre ter conhecimento das atitudes amorosas da pessoa amada. É a revelação do carinho do outro. Em suma, o periódico conclui que tanto as vozes quanto os rostos são meios valiosos de comunicação do desejo sexual ou do amor, mas os olhos são, sem dúvidas, o artifício de sedução mais atraente.