O Vaticano divulgou nesta segunda-feira, 17, que os resultados dos exames do papa Francisco, de 88 anos, apontaram que o pontífice está com uma infecção polimicrobiana das vias respiratórias e apresenta um “quadro clínico complexo”. O líder religioso está internado no hospital Gemelli, em Roma, na Itália, desde a sexta-feira, 14, quando iniciou um tratamento para bronquite.
+ Internado, papa Francisco nomeia novo bispo no Maranhão
+ Papa Francisco tem infecção polimicrobiana
De acordo com o boletim de saúde, o papa precisará de uma “internação hospitalar adequada”. Segundo Matteo Bruni, porta-voz do Vaticano, o pontífice está de “bom humor”, mas não especificou se o líder religioso sofre com uma infecção bacteriana ou viral.
Segundo Luis Fernando Aranha, infectologista do Hospital Albert Einstein, uma infecção polimicrobiana ocorre quando mais de um agente infeccioso, como vírus, bactérias e fungos, age no corpo no mesmo momento.
Conforme o infectologista, a infecção polimicrobiana é identificada pela análise das culturas de organismos que estão infectando ou por métodos de identificação de DNA e RNA de vírus, bactérias e fungos. “O tratamento é mais difícil no sentido de que precisa adicionar medicamentos, não necessariamente é mais grave”, comenta Aranha.
“No pulmão é muito mais comum uma infecção viral e bacteriana. Alguns pacientes podem ter infecção fúngica”, explica o médico.
*Com informações da AFP
**Estagiário sob supervisão