A última rodada das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026 na América do Sul será disputada na próxima terça-feira, 9 de setembro, e apenas uma vaga, para a repescagem, ainda está em disputa. Essa vaga só poderá ser de Venezuela ou Bolívia.
+ Paraguai decreta feriado nacional após classificação para a Copa do Mundo de 2026
O restante já está tudo definido. Argentina, Brasil, Colômbia, Equador, Uruguai e Paraguai já estão garantidos no Mundial, enquanto que Peru e Chile já estão eliminados e não têm mais chance de classificação.
Entenda o cenário
A Venezuela somou 18 pontos, e tem uma ligeira vantagem contra a Bolívia, que tem 17. Para a Venezuela garantir a vaga na repescagem para o Mundial resta vencer o seu jogo. O duelo da seleção vinotinto será contra a Colômbia, no Monumental de Maturín.
Em caso de empate ou derrota, os venezuelanos precisarão torcer para que a seleção da Bolívia não vença o seu jogo contra a seleção brasileira, em El Alto.
A Bolívia, por sua vez, precisa vencer o Brasil, e terá do seu lado a famosa e temida altitude. Além da vitória, porém, os bolivianos precisam torcer para que a Venezuela não consiga vencer a Colômbia. Um empate da vinotinto e uma vitória da Bolívia já seria suficiente para os bolivianos garantirem a vaga na repescagem.