Saúde da mulher

O que acontece ao segurar um espirro

Crédito: Freepik

Uma pequena cócega que evolui rapidamente para uma explosão satisfatória em sua boca e nariz: estamos falando de espirros. Você já se perguntou por que eles acontecem?

+ Adultos também têm alergia: confira as causas e os principais tipos

+ O que a cor da ‘meleca’ nasal diz sobre sua saúde

Espirrar é a maneira do seu corpo se livrar de vírus e agentes alérgenos e irritantes visíveis ou microscópicos”, explica o otorrinolaringologista Matthew Purkey ao portal “Health”, de onde são as informações. “Quando nossas vias aéreas superiores, especialmente nosso nariz, detectam uma substância estranha que é potencialmente prejudicial, espirramos em resposta para expelir a substância de volta.” Portanto, espirrar é um mecanismo de proteção. 

O que acontece quando espirramos?

Quando um agente irritante adentra seu nariz, ele se prende nos pelos da região, estimulando terminações nervosas. Isso envia uma mensagem à parte do tronco cerebral que controla funções como respiração, digestão e frequência cardíaca.

Em seguida, o cérebro inicia uma resposta física que envolve fechar os olhos, respirar fundo, relaxar os músculos da garganta e forçar o ar, a saliva e o muco para fora do nariz e da boca – tudo de uma vez. 

Principais causas de espirros

• Agentes alérgenos ambientais como fumaça, perfumes e poluição do ar;

• Alergias causadas por pelos de animais, pólen ou ácaros;

• Infecções como resfriados, covid-19 e gripe;

• Ar seco, que irrita as membranas mucosas do nariz;

• Piperina, substância encontrada em pimentas que irrita as passagens nasais — e dá aos temperos o seu sabor pungente.

Além disso, fatores peculiares como espirrar após o sexo, após fazer uma grande refeição ou ao olhar diretamente para o sol também são estudados por pesquisadores, mas ainda são mistérios para a ciência.

Se você se pergunta por que espirra tantas vezes seguidas, a resposta é simples: suas narinas ainda não se livraram completamente dos agentes irritantes.

Por que os espirros são prazerosos?

Além de ser um alívio instantâneo da sensação de cócegas no nariz, os espirros “simulam uma experiência orgástica”, como brinca o neurocientista Jacob Hascalovici. 

Tanto os espirros quanto os orgasmos são caracterizados por um acúmulo de tensão seguido por uma liberação rápida e intensa. As contrações musculares envolvidas em espirro podem, ainda, desencadear uma descarga intensa de endorfinas — as mesmas substâncias químicas do bem-estar que inundam o cérebro durante o clímax.

O que acontece se eu segurar um espirro?

Mesmo se você estiver em uma situação constrangedora para espirrar — como no meio de uma reunião —, especialistas concordam que é melhor deixar acontecer.

Isso porque espirros geram uma pressão muito forte que, se não for liberada pelo nariz e pela boca, pode romper os tímpanos ou até mesmo os vasos sanguíneos dos olhos e do cérebro, como explica Matthew. Além disso, as bactérias ou outros agentes alérgenos que seriam eliminados podem ser redirecionados para o ouvido, causando uma dolorosa infecção.

Como parar de espirrar

Espirros incessantes podem ser bastante irritantes. E como não há um método instantâneo para evitá-los, sua melhor opção é descobrir o que os está desencadeando.

Se suspeitar que as alergias sazonais são as culpadas, Jacob sugere o uso de medicamentos anti-histamínicos de venda livre. Você pode tomá-los antes ou durante sua exposição a alérgenos. Caso a suspeita seja por conta do ar seco, lubrifique suas passagens nasais com soluções salinas ou um umidificador portátil.

Se você notar que tende a espirrar ao usar um determinado perfume, se expor à fumaça de cigarros ou ao comer alimentos específicos, elimine esses possíveis agentes irritantes e note se seus espirros diminuem. 

Caso você ainda não tenha conseguido descobrir o que está provocando seus espirros, Matthew aconselha a marcar uma consulta com um especialista em alergias.