É notório entre portas de Brasília que o empresário Rubens Ometto tem a artimanha de tentar eliminar a concorrência, mas agora enfrenta outra batalha pela dominação do mercado de logística de infraestrutura.

É a tentativa de aprovar goela abaixo o seu gasoduto da Subida da Serra na Agência Nacional do Petróleo e Gás (ANP) – curiosamente a mesma que ele já criticou em entrevista defendendo seu fechamento.

Ometto construiu o gasoduto à revelia da ANP, que já havia dado decisões contrárias. Ainda há um conflito de interesses na Arsesp, reguladora do Estado Paulista, onde dois ex-funcionários seus foram nomeados diretores. A ANP está de olho.

Agora o empresário tenta aprovar seu gasoduto usando pressões de integrantes do Governo de Tarcísio de Freitas. Acontece que os executivos das empresas de Ometto admitiram em audiência na ANP que já estão utilizando o gasoduto sem nem mesmo ter licença para funcionamento. Resta saber qual será a posição da ANP.

Ometto, em suas participações no Conselhão do Governo, já desancou a ANP e chegou a sugerir um projeto para retirar poder da Agência.