O poder das novelas turcas: entenda o fenômeno das dizis entre o público brasileiro

Em entrevista à IstoÉ Gente, gerente sênior de Curadoria de Conteúdo Licenciado do Globoplay explica a fórmula do sucesso da "dramaturquia"

Divulgação/TV Globo
Estrelada por Can Yaman e Özge Gürel, novela turca ‘Dolunay’ estreou no streaming em 1º de setembro Foto: Divulgação/TV Globo

Após o sucesso estrondoso dos k-dramas no Brasil – que cativaram o público por meio de plataformas como Netflix e Prime Video -, chegou a vez das novelas turcas ganharem cada vez mais espaço entre os conteúdos preferidos pelo espectador.

Com enredos longos, essas produções, também conhecidas como dizis, lembram os folhetins brasileiros em aspectos como número de episódios, tramas envolventes, reviravoltas e múltiplos núcleos de personagens.

Desde a exibição das novelas turcas “Mil e Uma Noites” e “Fatmagül: A Força do Amor” pela Band, em 2015, essas obras vêm se destacando tanto na TV aberta, com a Record, quanto no streaming, na Netflix, Globoplay e Max.

+ ‘Ramo: Entre o Amor e o Poder’: novela turca estreia nesta segunda no Globoplay

Atualmente, o streaming da TV Globo conta com um catálogo recheado dessas obras: “Hercai: Amor e Vingança”, “A Sonhadora”, “Armadilha do Amor”, “Marasli: O Protetor”, além de “Dolunay”, drama que estreou recentemente na plataforma e que conta com o astro Can Yaman em seu elenco.

Na trama de 2017, uma estudante de gastronomia encontra um empresário bem-sucedido que lhe oferece o posto de chefe de cozinha em sua mansão. Devido a problemas na agenda, os dois quase nunca se esbarraram na casa, e toda comunicação precisa ser feita por meio de bilhetinhos, o que aumenta o clima de romance entre o casal.

Além do acesso pela plataforma, espectadores também poderão assistir à produção pelo Globoplay Novelas (antigo Viva), na televisão a partir desta quarta-feira, 10, com exibição de segunda a sábado, às 20h55.

À IstoÉ Gente, o Globoplay informa também, com exclusividade, a chegada em breve dos títulos ‘Hercai T3’ e ‘Leyla’, ainda sem data de estreia confirmada.

A fórmula do sucesso 

Para Guga Valente, gerente sênior de Curadoria de Conteúdo Licenciado do Globoplay, o sucesso das dizis no Brasil pode ser atribuído a diversos fatores. “Elas se destacam pela qualidade técnica, tramas envolventes e temas universais que dialogam com o gosto do público local”, conta em entrevista exclusiva à IstoÉ Gente.

“A variedade de gêneros, do drama à comédia romântica, amplia o alcance entre diferentes perfis de audiência. O Globoplay contribui diretamente para esse crescimento ao realizar uma curadoria baseada em dados de consumo, oferecendo títulos alinhados às preferências dos usuários e fortalecendo o engajamento com o conteúdo”, continua.

Guga conta que o amplo acesso a essas produções também influenciam para o interesse do público brasileiro: “Essa curadoria contínua e estreias exclusivas, como a de ‘Dolunay’, somadas à exibição simultânea no canal Globoplay Novelas e à dublagem de qualidade, cria um funil de entrada forte e recorrente”.

“A distribuição multiplataforma, com horários variados na grade e oferta sob demanda, respeita hábitos diferentes, facilita a descoberta e aumenta a cauda longa do conteúdo.”

+ Séries de TV turcas: entre crítica, negócios e propaganda

Ele também chama a atenção para o protagonismo feminino nessas obras, apontando-o como um forte diferencial da “dramaturquia”. De acordo com ele, essas personagens costumam apresentar arcos de redenção carregados de drama que, somados a fatores como temas universais — amor proibido, vingança, família e superação — e ao alto padrão de produção, representam a fórmula do sucesso entre os espectadores.

“A TV Globo foi fundamental para consolidar no Brasil o gosto por novelas de alto padrão, transformando o gênero em um dos mais queridos do país.  Há reviravoltas constantes e romances intensos [nas produções turcas], que o público brasileiro adora maratonar.”