A cidade de Nova York está lançando um plano para impedir que os “piratas da varanda” roubem cerca de 90.000 pacotes por dia. A estratégia: instalar armários centralizados em todos os cinco bairros para fornecer uma alternativa segura para os nova-iorquinos que não têm uma área segura para entrega de pacotes.

O Departamento de Transportes da cidade diz que inicialmente colocará 15 armários nos cinco bairros que funcionarão 24 horas por dia com medidas antifurto: câmeras de segurança, iluminação LED e, o mais importante, códigos de segurança.

+ Arranha-céu de Nova York abrirá uma das quadras de basquete mais altas do mundo

“Os nova-iorquinos merecem entregas convenientes sem roubo desenfreado e poluição insalubre”, disse o prefeito Eric Adams em um comunicado. “Os armários compartilhados são um modelo comprovado que atenderá nossa economia, nossa saúde e nossa qualidade de vida – e isso é apenas o começo.”

Quase 33 milhões de pacotes anualmente são roubados ou perdidos em trânsito, de acordo com o DOT, com muitas das perdas provenientes de prédios de apartamentos que não têm porteiros ou áreas seguras para devoluções.

A família média nos cinco distritos recebe pelo menos uma entrega por semana, enquanto 20% recebe pelo menos quatro entregas.

O anúncio na sexta-feira disse que o DOT ainda está trabalhando nas locações e só se comprometeu com o programa em andamento no “verão” – um preço não estava disponível imediatamente.

As autoridades também esperam que centralizar as entregas de um quarteirão em um local também ajude a reduzir a quantidade de tempo que os caminhões gastam estacionados – muitas vezes ilegalmente – para deixar os pacotes em cada prédio individual.

Um programa semelhante em Seattle reduziu em um terço o tempo que os caminhões de entrega de pacotes passam estacionados na calçada e permitiu que os motoristas fizessem suas entregas até 78% mais rapidamente.

“Como o número de entregas em domicílio aumentou nos últimos anos, também aumentou o número de grandes caminhões de entrega nas ruas de nossa cidade”, acrescentou o comissário de transporte Ydanis Rodriguez. “A iniciativa LockerNYC ajudará a reduzir o número de viagens que os caminhões de entrega fazem todos os dias, além de fornecer um local seguro para os nova-iorquinos receberem pacotes.”