Conversa de influenciadores digitais. O Diego Gil diz que é melhor para Anitta não haver carnaval de rua. Assim no lugar de ir a um, ela vai a muitos. Fatura mais, e sem sair de casa. Este mundo da internet é uma lança sem perfume. É a hora das poderosas!

É verdade. Este ano a alma do povo ainda não vai poder foliar com a sua “garota” de propaganda preferida: o carnaval de rua. Mas uma das “garotas” preferidas do carnaval de rua, a cantora Anitta, não ficou nem um pouco preocupada com isso. Afinal, a alegria do povo também existe on-line.

Ouviu balar do “Plano B do Carnaval” ? Não? Aquela mega festa que a Anitta, junto com Gkay e outros influenciadores da internet tinham anunciado para durar 5 dias — de 26 de fevereiro a 2 de março — numa mansão em Salvador da Bahia? Ela já não vai acontecer. O plano B foi suspenso pela Justiça.

O bem-estar coletivo (hoje um valor primordial da vida em sociedade) se sobrepôs à “vontade” da cantora e seus amigos e, sem surpresa o “Carnaval com Anitta”, previsto para acontecer na Terra do Axé, foi cancelado. Mas não se preocupe, vai ficar tudo bem.

Mesmo sem “Plano B” vai ter muito carnaval. Vai ter Planos C, e D e E… e mais todos os carnavais “online” a cantora conseguir atender sem sair do lugar. Desmaterializando a sua ação, escapando a necessidade de viajar, ela poderá estar presente (e faturar) muito mais,

Anitta tem a virtude de entender e usar estrategicamente a ferramenta mais poderosa dos dias atuais: as redes sociais. Por meio de um branding e de uma estratégia de marketing de influência que consegue adentrar na vida das pessoas por meio de um simples smartphone, a cantora sabe que estar na boca, ou melhor, nas telas do povo, é hoje mais imprescindível que estar no palco, na nova indústria movida a números e algoritmos.

Ela sabe que a chave do sucesso está em impactar formadores de opinião. E se antes esse lugar era exclusivo dos grandes conglomerados de mídia, hoje são os criadores de conteúdo (gente comum) que escolhem o que as pessoas desejam, vestem e ouvem. Iguais entre iguais. E hoje as pessoas que dão mais valor ao que um “influencer” diz sobre um determinado assunto, do que um professor universitário.

Estando nas boas graças desses novos ditadores do gosto — os influenciares digitais — Anitta sabe que sua carreira está segura, que seu valor como estrela pop está salvaguardado e que sua reputação como ser humano não sairá beliscada.

Cereja em cima do bolo, ela sabe que mesmo que o mundo pare ela vai sempre faturar. É verdade que um show tradicional pode valer 500 mil, mas no “modelo online” ela já faturou 330 mil em uma única “live”. Com ou sem show ela sabe que a hora sempre será das poderosas.