Brasil

A força das mulheres dos presidenciáveis embala campanha nas ruas

A ocupação de espaços pelas mulheres e o fato de serem maioria no colégio eleitoral do País tornam Michelle e Janja importantes cabos eleitorais para as eleições ao Palácio do Planalto. Além de atraírem o voto feminino, ambas humanizam os seus companheiros de vida

Crédito: Divulgação

CAMPANHA Michelle, vestida como policial rodoviário federal, com Jair Bolsonaro: amenizando a misoginia do marido (Crédito: Divulgação)

Em um País onde as mulheres compõem a maioria do colégio eleitoral, esposas e namoradas se tornaram cabos eleitorais da mais alta importância aos maridos candidatos, sobretudo para aqueles que lideram as pesquisas à função de mais alto mandatário. Elas são 52% do eleitorado brasileiro. Pode não parecer nada essa acanhada vantagem, mas, na corrida às urnas, dois por cento fazem muita diferença. Não sem motivo, portanto, estrategistas de campanha dos dois candidatos que estão à frente das pesquisas de intenção de voto para a Presidência da República, Jair Bolsonaro e Luiz Inácio Lula da Silva, têm dado especial atenção à figura das mulheres que estão ao lado deles. Assim, embora a expressão primeira-dama possa soar anacrônica para grande parte do eleitorado (até porque, à exceção de Maria Tereza Goulart e Ruth Cardoso, as demais pouco se destacaram), segue firme a aposta dos marqueteiros na força feminina nos palanques. Para o bem da democracia no Brasil, as mulheres vêm ocupando, cada vez mais, relevantes funções nos setores público e privado. Não é diferente na política.

DESCONTRAÇÃO Lula e Janja, em uma comunidade quilombola, em Paraty: casamento anunciado para o mês que vem (Crédito:Divulgação)

No caso do atual ocupante do Palácio do Planalto, Jair Bolsonaro, correligionários dobram a aposta ao escalar a sua esposa e primeira-dama, Michelle Bolsonaro, 40 anos, para rodar o País em campanha. Ela aumentará mais ainda a sua participação em eventos do governo e, para tanto, viajará por diversos estados – principalmente das regiões Norte e Nordeste. Ponto principal da agenda é um programa de empreendedorismo para mulheres comandado pelo Ministério da Economia. Os aliados de Bolsonaro acham que Michelle pode cativar segmentos sociais que resistem a ele. Sob essa perspectiva, um maior engajamento da primeira-dama suavizaria a imagem de misógino que Bolsonaro transmite em suas falas, piadas e gestos. Ele enfrenta forte rejeição junto ao eleitorado feminino e, convenhamos, estão elas, as mulheres, com razão. Basta de machismo no Planalto.

Michelle sai-se bem no papel de populista, seguindo a cartilha tradicional. Foca nas causas sociais. No último Natal, por exemplo, fantasiou-se no Palácio da Alvorada de Branca de Neve, na festa do programa Pátria Voluntária, do qual é presidente. Na ocasião posou para fotos ao lado de Papai Noel durante distribuição de presentes a crianças carentes. Antes disso, também em dezembro de 2021, havia se trajado de palhaça para promover doação de medula óssea. Ela não coloca limites para ver o seu marido seguir na Presidência, e até de policial rodoviária federal já se vestiu.

A figura de primeira-dama sempre teve um lugar de destaque no imaginário sociológico popular, e isso não ocorre só no Brasil – Eva Perón, na Argentina, e Jacqueline Kennedy, nos EUA, são marcantes exemplos

Compete diretamente com Michelle a socióloga Rosângela da Silva, 55 anos, apelidada Janja. Foi apresentada como namorada do ex-presidente Lula em 2019, quando ele deixou a carceragem da PF em Curitiba (irão se casar no mês que vem). A chegada de Janja coincidiu com uma nova fase na vida de Lula, na qual ele surge tentando se reerguer e retornar à vida pública depois da prisão e do falecimento da esposa Marisa Leticia, em 2017. São abundantes os registros fotográficos em que Lula e Janja são flagrados em clima de romance, ou, então, divertindo-se na maior descontração. Com bastante frequência ele se deixa ver ao lado de Rosângela, e é claro que nisso existe uma estratégia: o petista ainda não assumiu que é pré-candidato, mas politicamente já vai tentando conquistar a simpatia das eleitoras. O que Rosângela fará e como aparecerá nos palanques? Nesse ponto a resposta oficial está decorada: “ainda não há agenda porque ainda não há campanha”. Por ora, Janja acompanha o ex-presidente em eventos e participa de encontros com apoiadores e artistas, como ocorreu recentemente no Rio de Janeiro. Não resta dúvida, no entanto, que no momento certo ela estará nos comícios – e, ao contrário do temperamento discreto de Marisa Letícia, o de Janja esbanja extroversão. A figura de primeira-dama sempre teve um lugar de destaque no imaginário sociológico popular, e isso não acontece somente no Brasil – Eva Perón, na Argentina, e Jacqueline Kennedy (depois Onassis), nos EUA, são marcantes exemplos. A diferença é que agora, com o justo empoderamento das mulheres, as esposas e namoradas de candidatos se tornaram imprescindíveis cabos eleitorais.

Tópicos

bolsonaro 2022 bolsonaro hoje bolsonaro hoje auxílio emergencial bolsonaro hoje pela manhã youtube bolsonaro twitter Carlos Bolsonaro Eduardo Bolsonaro Em que ano morreu a Ruth Cardoso? entrevista de bolsonaro hoje escolaridade de lula Flávio Bolsonaro fotos de bolsonaro hoje idade da namorada do lula Jair jair bolsonaro cpf jair bolsonaro facebook jair bolsonaro idade jair bolsonaro instagram jair bolsonaro na praia grande jair bolsonaro twitter Laura bolsonaro lula estudou até que série lula hoje lula idade lula namorada lula terminou o ensino médio o que faz um ditador O que Lula fez no seu mandato? O que o PT fez de bom para o país? passeata bolsonaro hoje Por que foi criado o solidário? provável vice de bolsonaro Quais os principais problemas que o governo Dilma enfrentou? Quais são os programas sociais do governo PT? Qual a causa da morte de Ruth Cardoso? Qual a idade do Lula atual? Qual é a altura de Luiz Inácio Lula da Silva? Qual é o Partido do Lula? Qual era o objetivo do programa Comunidade Solidária? Qual foi o melhor período econômico do Brasil? Qual foi o presidente que mais fez pelo País? Qual o cargo de Lula no PT? Qual Presidente da República instituiu em seu governo o programa Comunidade Solidária? quantas vezes lula se candidatou a presidente Quantos anos tem a Ruth Cardoso? Quantos filhos tem a dona Ruth? Quantos títulos de doutor honoris causa tem o Lula? Quem criou o Programa Comunidade Solidária? Quem é a atual esposa de Lula? Quem é a esposa de Fernando Henrique Cardoso? Quem é o marido de dona Ruth? Quem são os netos de Lula? Renan Bolsonaro repercussão discurso bolsonaro hoje revista veja bolsonaro hoje youtube live bolsonaro hoje