Nike, Adidas e Puma que se cuidem. As grandes marcas de tênis esportivos que dominam o mercado europeu e mundial foram surpreendidas nos últimos meses por uma novidade inusitada: uma marca chamada LidL, que não tem apelo tecnológico e nem se notabiliza pelo design. Espalhafatoso, o LidL só tem uma versão nas cores azul, amarelo, vermelho e branco, mas, assim mesmo, virou uma febre de consumo. O produto começou a ser anunciado por galhofa no dia 1º de abril de 2019 em uma rede de supermercado da Alemanha, do mesmo nome do calçado, e ganhou o mundo. Hoje, todos querem um LidL.

Divulgação

Em nome do papa

Na época do primeiro anuncio, a empresa postou em suas redes sociais uma imagem fake do tênis e logo após fazia uma pergunta: Você compraria? Isso bastou. O supermercado passou a receber inúmeras mensagens de clientes interessados em adquirir o produto. Por isso, em julho, foram fabricados, de forma promocional, 400 pares para calçarem pés do número 38 ao 44 para ambos os sexos. Esses exemplares foram sorteados a clientes alemães. Mas aí já se configurava um fenômeno de vendas. Holandeses, suíços, irlandeses e finlandeses consumiram o tênis alucinadamente.

BENÇÃO A imagem do Papa Francisco foi usada como meme nas redes sociais: impulso às vendas (Crédito:Divulgação)

Por causa da alta demanda, o tênis que custava inicialmente quinze euros, cerca de R$ 90, passou a custar 2 mil euros (R$ 12,5 mil). Para a Península Ibérica foi disponibilizado um canal de vendas online o comércio digital e, em três horas, mais de dois mil pares foram vendidos. Em Lisboa, houve um pequeno evento de lançamento sem estardalhaços e o produto também se esgotou.

“O valor do tênis nos sites de leilão cresceu por pura especulação dos próprios usuários”, afirma Eric Messa, professor de Publicidade e Propaganda da FAAP. Os clientes do supermercado passaram a revender o produto em suas redes, promovendo memes com pessoas famosas, como o Papa Francisco e Fernando Pessoa, para dar impulso aos negócios. Segundo Messa, apesar de não se tratar de um produto luxuoso, longe disso, o tênis apresenta características próprias do mercado de luxo. “O aspecto de raridade chama a atenção das pessoas”, diz. O LidL é raro. E por isso é caro. Mas seu rápido aumento de preços revela um desvio consumista e mostra que produtos esquisitos podem ser cobiçados.


Siga a IstoÉ no Google News e receba alertas sobre as principais notícias