O muito provável novo líder do partido de Bolsonaro na Câmara

Divulgação
Sóstenes Cavalcante (PL-RJ) Foto: Divulgação

O deputado federal Sóstenes Cavalcante (PL-RJ) disse ao site IstoÉ ter reunido 56 assinaturas a favor de que ele assuma a liderança da bancada do partido — a maior da Câmara, com 93 parlamentares –, a partir de 1º de fevereiro de 2025.

“Tenho a maioria das assinaturas e sou, até agora, o único candidato a líder”, afirmou. Sóstenes deve substituir Altineu Côrtes, também do Rio de Janeiro, que deixa o posto após dois anos.

+O PT e a ‘traição’ avisada no pacote de corte de gastos

Aliado de primeira hora de Jair Bolsonaro (PL) e opositor convicto do governo Lula (PT), o provável sucessor é pastor, membro da igreja pentecostal Assembleia de Deus e um dos interlocutores de Silas Malafaia, presidente da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, no Congresso Nacional.

Em junho de 2024, Sóstenes ganhou projeção nacional como autor de um Projeto de Lei que equiparava a prática do aborto após 22 semanas de gestação ao crime de homicídio simples. Em novembro, o texto foi avalizado pela CCJ (Comissão de Constituição e Justiça), mas ainda depende de tramitação no plenário da Câmara.

Quando Lula acenou aos evangélicos com a sanção do Dia Nacional da Música Gospel, o deputado afirmou ao site IstoÉ que o gesto não surtiria efeito porque o petista faz um “governo divorciado dos valores cristãos”. 

A ascensão projetada reforça a posição bolsonarista da bancada do PL e deve aproximar ainda mais a sigla da comunidade evangélica, em movimento gestado sob a liderança de Altineu.