Apesar de não estar nas capas de revistas o tempo todo, como acontece com a família real britânica, a realeza de Mônaco – uma das mais antigas da Europa –, está dando o que falar. Isso por causa do misterioso estado de saúde da princesa Charlene, casada com o príncipe Albert II, filho de Rainier III e da atriz Grace Kelly. A princesa, de 43 anos, passou meio ano longe do principado para se recuperar de uma grave infecção de ouvido, nariz e garganta em seu país natal, a África do Sul. O tempo passado no exterior, no entanto, parecia pouco condizente com a doença informada.
Tudo piorou quando apenas 11 dias depois de voltar para casa, no último dia 19, o príncipe Albert II anunciou em uma entrevista à imprensa norte-americana que a princesa havia dado entrada em uma instalação de tratamento fora de Mônaco para se tratar de “exaustão”. Seu retorno “correu muito bem nas primeiras horas, e então se tornou bastante evidente de que ela não estava bem”, disse Albert. Os rumores de divórcio e cirurgia plástica ficaram no radar, mas a situação parece bem mais complicada do que isso.
Charlene viajou para a África do Sul em maio para defender sua posição contra a caça furtiva e a morte de rinocerontes no país. Foi aí que ela teria contraído a infecção. Sua equipe médica teria aconselhado que ela não viajasse, pois passou por procedimentos “múltiplos e complicados”, segundo informou na época a fundação de Charlene. Ela, que é mãe dos gêmeos Gabriela e James, de seis anos, ficou. Recebeu a visita da família apenas em agosto e permaneceu no continente africano no lugar de voltar para a Europa.
Ao chegar ao principado no dia 08 de novembro, postou uma imagem no Instagram com os filhos, com o cabelo quase raspado e visivelmente debilitada, mostrava que havia perdido muito peso. Segundo uma pessoa ligada à família real, e publicada por uma revista britânica, a infecção teria sido algo muito grave e ela teria quase morrido. A fonte disse à publicação que a princesa não tinha anorexia ou problemas emocionais. “Ela não consegue comer alimentos sólidos há mais de seis meses por causa de todas as cirurgias que passou desde então. Ela só conseguiu ingerir líquidos por meio de um canudo, então perdeu quase metade do peso do corpo”, disse a fonte. Qual bactéria ela teria contraído? Seria uma doença mais grave?
A situação misteriosa prossegue e, apesar do próprio príncipe alegar que está tudo bem e sempre dar entrevistas, até mesmo aos sites de fofoca, dessa vez decidiu deixar tudo no ar. Ao que parece, há um segredo de família muito bem guardado.