O metalúrgico chega à Presidência
Inclusão social e ascensão da classe média marcaram o governo Lula, que acabou manchado pela corrupção

NA POSSE Lula recebe a faixa presidencial de FHC: transição à esquerda (Crédito: fotos: HELVIO ROMERO/AE; JOEDSON ALVES/AE; Oli Scarff)
Brasil/Eleições 2003
“Estarei realizado se, ao final do meu governo, todos os brasileiros conseguirem ter três refeições por dia”, disse Luiz Inácio Lula da Silva, o primeiro líder sindical eleito presidente da República em seu discurso de posse em 2003, para uma plateia de 70 mil pessoas que lotavam a Praça dos Três Poderes. Nos oito anos que se seguiram, mais de 3 milhões de brasileiros entraram na classe média, foram criados 10 milhões de empregos e um quarto da população brasileira foi beneficiada por programas sociais, como o Bolsa Família.
Aplausos e acusações
Lula conseguiu cumprir parcialmente seu objetivo. Durante seu governo, o país avançou graças ao superciclo de commodities, puxado pela China. A economia também se valorizou por conta da descoberta do pré-sal. “O País se beneficiou do ciclo favorável, mas não foi só isso”, diz Renato Meirelles, 39 anos, presidente do instituto de pesquisa Locomotiva. “A política de aumento do salário mínimo e a criação de empregos formais tiveram grande peso na inclusão social.”
Para chegar à presidência, o PT de Lula publicou a “Carta ao Povo Brasileiro”, na qual se comprometeu a respeitar contratos e fundamentos econômicos do governo Fernando Henrique Cardoso, que estabilizou a economia com o Plano Real. A imagem de Lula também foi amenizada durante a campanha para agradar o eleitor conservador. Ainda como parte da estratégia da eleição, José Alencar, dono da Coteminas, tornou-se o vice-presidente na chapa.
Mesmo com os avanços sociais, porém, o governo Lula foi marcado por escândalos de corrupção, como o Mensalão e o Petrolão e pelo loteamento do setor público. Em troca de apoio às pautas do Planalto, partidos da base aliada e congressistas recebiam dinheiro e cargos públicos. Segundo as investigações da Lava Jato, os desvios destinados ao PT permitiram que o partido financiasse campanhas que o mantiveram no poder. Lula seria ainda indiciado por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, mas negou as acusações.

Veja também
- + Autoescola pode deixar de ser obrigatória para tirar a CNH
- + Hilary Duff posa nua para revista feminina
- + FGTS tem 2 saques de R$ 1.000 esta semana: esta quarta (11) e sábado (14); veja quem recebe
- + Hubble mostra as consequências de um cataclismo cósmico
- + Caminhoneiro tenta furtar espigas de milho, mas é atacado por gerente de fazenda
- + Novo RG: quanto tempo você tem para providenciar o documento
- + Veja os 8 sintomas da Ômicron em pessoas vacinadas
- + Saiba como lavar carne de frango crua sem contaminar sua cozinha
- + Um gêmeo se tornou vegano, o outro comeu carne. Confira o resultado
- + Veja quais foram os carros mais roubados em SP
- + Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua