FANÁTICO Victor calça Jordan One LA To Chicago: oito horas na fila para conseguir o par (Crédito:Rodrigo Zaim)

Foi-se o tempo em que um par de tênis no armário era sinônimo somente de trilhas e caminhadas. Hoje em dia eles tornaram-se objetos de desejo e consumo. Viraram a grande aposta de grifes ao redor do mundo e, em alguns casos, são, inclusive, itens de colecionadores. Os tênis invadiram as passarelas e chegaram às ruas. Atendendo a um pedido da sociedade: saem os sapatos desconfortáveis, que causam bolhas nos pés, e entra o conforto. É a união do luxo com a necessidade. Afinal, a sociedade muda e, consequentemente, os valores. Hoje em dia, a preocupação com o meio ambiente (o que significa menor utilização de automóveis e a valorização das caminhadas) e o conforto em primeiro lugar, deram uma sacudida no mundo da moda. O que faz ser preferível ir a pé aos lugares, ao invés de usar carro, em busca de um mundo cada dia mais sustentável. “Eu aproveitei essa nova moda e juntei conforto com estilo”, diz a nutricionista Gisela Savioli. A moda, como bem se sabe, é uma resposta à necessidade da época. “Aí você vê que aquele salto agulha não serve para a calçada”, diz Gisela.

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Só que não somente de conforto se faz as novas vitrines e coleções. Os tênis são tão desejados, principalmente, pela exclusividade e o luxo que eles carregam. O all star básico ficou para trás e o que entrou nas passarelas e na vida urbana foram os calçados que podem valer, inclusive, o preço de um carro popular. Dior, Prada, Louis Vuiton, Nike, Adidas, Balenciaga, Gucci, são alguns dos exemplos de marcas referências que começaram a apostar no mercado de tênis de alto nível — não mais destinado apenas a alta performance, agora, o que mais importa é o valor e a exclusividade que aquele objeto pode oferecer. Nada absurdo para quem têm em seus armários modelos referência no universo da alta-costura chegar a um importante evento calçando tênis. Pelo contrário, se o sapato em questão for um modelo Jordan ou Balenciada, entre outros que valem até R$ 30 mil, a escolha será vista como algo de excelente bom gosto.

“Penso antes em qual tênis vou usar, a roupa vem depois. Normalmente gosto de usar calças e camisetas básicas para o calçado chamar mais atenção” Victor Zago, criador de conteúdo

VALIOSO Tênis Chanel 19P é o sonho de consumo dos amantes por estilo: R$ 6 mil para ter o modelo (Crédito:Divulgação)

Tal motivo influenciou aqueles que, normalmente, de certa forma influenciam a moda. Celebridades, além de adquirir os tão sonhados objetos de luxo, passaram também a compartilhá-los em redes sociais — como quem exibe uma obra de arte. Tamanha é a procura por esses tênis que a Nike, por exemplo, quando lança um novo modelo da linha Jordan (um dos mais desejados do público), as lojas online e presenciais abrem um sorteio para quem pode comprar o tênis em primeira mão. Não é um sorteio para quem vai ganhar e, sim, quem terá a honra e o direito de comprar aquele exemplar antes de todo mundo. Isso faz com que os valores, já salgados, sejam revendidos por um preço ainda maior. “Antes de mais nada, eu me questiono: qual tênis eu vou usar hoje? Escolho o tênis antes da roupa”, diz o criador de conteúdo, Victor Zago. Ele ficou cerca mais de oito horas em pé, na frente de uma loja Nike para conseguir comprar o modelo Jordan One LA To Chicago que hoje é o seu preferido — queridinho mesmo, até porque, o Jordan que Victor comprou possui poucas peças ao redor do mundo e, por isso, um par deles chega a custar mais de R$ 7 mil. “Geralmente uso o tênis para chamar a atenção do meu vestuário”. Os tênis deixaram de ser um calçado trivial para tornarem-se itens sofisticados de moda e de mudança de comportamento da sociedade.