O Google está programado para excluir um grande número de contas inativas do Gmail como uma iniciativa de segurança cibernética que entrará em vigor em 1º de dezembro.

Qualquer conta que não seja tocada por dois anos poderá ser erradicada, incluindo os aplicativos do Google Workspace de um usuário, como Drive, Docs e Photos.

O motivo: contas mais antigas podem ser suscetíveis a hacks “porque contas esquecidas ou desacompanhadas geralmente dependem de senhas antigas ou reutilizadas que podem ter sido comprometidas, não tiveram autenticação de dois fatores configurada e recebem menos verificações de segurança por parte do usuário”, escreveu a vice-presidente de gerenciamento de produtos, Ruth Kricheli, acrescentando que a empresa “investiu em tecnologia e ferramentas para proteger nossos usuários contra ameaças à segurança, como spam, golpes de phishing e sequestro de contas”.

A política atualizada afeta apenas contas pessoais e proporcionará imunidade para contas escolares ou empresariais, segundo Kricheli, que anunciou a mudança em maio.

Numerosas notificações foram enviadas para contas inativas e seus subsequentes e-mails de recuperação desde então. Os primeiros a serem visados ​​são aqueles “que foram criados e nunca mais foram usados”.

Para usuários preocupados com a possibilidade de exclusão, Kricheli informa que “a maneira mais simples de manter uma Conta do Google ativa é fazer login pelo menos uma vez a cada dois anos”.

“Se você fez login em sua Conta do Google ou em qualquer um de nossos serviços recentemente, sua conta será considerada ativa e não será excluída.”

Ações que incluem ler ou enviar e-mails, usar o Google Drive, assistir a um vídeo do YouTube, baixar aplicativos na Google Play Store, usar o Google para fazer login em um serviço de terceiros ou simplesmente usar a Pesquisa Google, todas contam como atividade, de acordo com Kricheli.

Os usuários devem fazer login especificamente no Google Fotos separadamente para preservar suas imagens.

“Se você já possui uma assinatura configurada por meio de sua Conta do Google, por exemplo, para o Google One, uma publicação de notícias ou um aplicativo, também consideramos essa atividade da conta e sua conta não será afetada”, acrescentou o vice-presidente.

“Além disso, não temos planos de excluir contas com vídeos do YouTube neste momento.”