Muitos brasileiros ainda mantêm o comportamento golpista de se fixarem nas portas dos quartéis de todo o Brasil desde o dia 30 de outubro para protestar contra a inquestionável vitória de Lula. Os brutamontes bolsonaristas, no entanto, estão servindo de massa de manobra e sendo ridicularizados em memes e piadas de todo tipo. A horda de seguidores do capitão demonstra total estupidez, pois acreditam em quaisquer informações que lhe chegam por meio das redes sociais. Acham que Bolsonaro venceu, que não deixará o Palácio do Planalto e acreditam até que Papai Noel existe.

A reportagem da ISTOÉ teve acesso a algumas trocas de mensagens entre esses bolsonaristas e pode constatar como eles não têm a menor compreensão sobre o sistema eleitoral brasileiro. Minuto a minuto discutem temas inexistentes e situações completamente absurdas. Dizem, por exemplo, que as urnas foram fraudadas e que, na verdade, quem ganhou as eleições foi Bolsonaro. Em outro momento, aparece um desses celerados defensores do presidente bombardeando as redes de amigos com a fake news de que as Forças Armadas estão prestes a agir e que vão prender todos os ministros do STF.

E, logo após, surge um outro “patriotas” pedindo paciência ao grupo e dizendo que logo-logo os militares vão agir, o que é uma absoluta mentira, pois as Forças Armadas já reafirmaram que cumprirão sua missão constitucional de garantir o regime democrático. Os bolsonaristas criam também muita confusão nas redes, ao mostrarem números inverídicos sobre a votação do capitão, segundo os quais ele teria vencido o pleito de 2018 no primeiro turno e agora derrotado Lula no segundo turno. O máximo que essas pessoas conseguiram até agora, contudo, foi serem ridicularizadas no mundo todo e causarem sentimento de vergonha alheia no restante da população. A sorte do Brasil é que essas patetadas devem findar a partir de 1º de janeiro com a posse de Lula.