O ano já está quase acabando e projeções sobre o que esperar de 2023 já estão por ai. Com relação ao mercado de marketing digital, que segue em franca expansão, Leonardo Melo, fundador e CEO da agência Hoogli Hub, fala sobre o que é possível prever.

Para ele, podcasts e vídeos são tendência do mercado e comenta que o sucesso do audiovisual “vai além de postar vídeos nas plataformas digitais, o crescimento do consumo de conteúdo audiovisual transparece a relação estreita entre o usuário e suas redes de conteúdo e pesquisa”.

“O usuário quer consumir conteúdos interessantes, enquanto dirige, cozinha ou trabalha, e em simultâneo, há cada vez mais informação circulando, portanto, as pessoas irão selecionar com critério o que lê, escuta ou assiste e darão preferência às marcas que produzem em diversos formatos”, sinaliza Leonardo Melo.

Um sinal disso, segundo Leonardo, é o comportamento já detectado em 2022, em uma divulgação recente do Google, identificando que 85% dos consumidores no Brasil declaram priorizar pesquisas mais completas para realizar compras menos impulsivas.

Essa tendência citada acima é evidenciada, segundo Leonardo Melo, por informações divulgadas no Think with Google recentemente, sobre a tendência de consumo no país, uma delas, é que 72% da população nacional pesquisa na internet sobre um ser

viço ou produto antes de realizar uma compra, online ou offline.
Isso reafirma como o cenário econômico pós-pandemia está obrigando a sociedade a se adaptar ao consumo consciente e atrelado a isso temos o aumento vertiginoso da digitalização, “tudo isso, como dito, converge em consumo de conteúdo multimídia e ao omnichannel”.

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Esse novo comportamento levou as plataformas a se movimentarem, modificando suas estruturas para reter o público, “por isso, as marcas e profissionais da área, precisam estar atentos às mudanças que estão ocorrendo, o aumento das atualizações está em uma crescente que exigem estratégias inteligentes de conteúdo e venda”, informa Leonardo Melo.

Segundo Leonardo Melo, além de se informar sobre as mudanças nas plataformas digitais, é preciso focar em dois pontos importantes em 2023: “Tenha objetivos claros e planejados, com o aumento da competitividade, não saber o que deseja alcançar no digital, considerando a realidade do mercado e do seu negócio é desastroso”.

Além disso, invista no conhecimento, segundo Leonardo Melo, “o avanço da inteligência artificial e as mudanças nos padrões de consumo de informação desafiam até o mais bem informado sobre o meio digital, portanto, esteja sempre atualizado e ouvindo o que os especialistas e as próprias plataformas dizem”, conclui.

 


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