Na administração de uma empresa, tanto as lideranças, quanto os times operacionais, se depararam com um problema difícil de sanar: a falta de automação no gerenciamento do negócio. Para solucionar este imbróglio, a tecnologia surge como aliada e oferece um recurso integrado e inteligente.

O ERP, sigla em inglês que significa “Enterprise Resource Planning” ou, em tradução livre, “Planejamento dos Recursos da Empresa”, é um sistema de gestão integrado que as companhias buscam para gerenciar seus arquivos fiscais, folhas de pagamento de funcionários, controle de recebíveis e contas a pagar, emissões de notas fiscais, soluções de internet banking, entre outras atividades. E tudo desenvolvido para permitir que uma pessoa faça diversas operações sem precisar sair do escritório, somente usando aplicativos.

O futuro do ERP está na palma das mãos
O futuro do ERP está na palma das mãos (Crédito:Divulgação)

Dentre os benefícios do ERP estão o aumento da produtividade, acesso e controle financeiro, melhoria na gestão do relacionamento com o cliente, garantia de maior segurança sobre os dados da empresa, acompanhamento de indicadores de performance, personalização para diferentes nichos de mercado, conexão simultânea com contadores, além de acesso às operações bancárias como emissão de boletos, cartões de crédito, entre outras ações que dependiam de diversos canais que não estavam conectados.

Marcelo Lombardo, CEO e cofundador da Omie, uma das principais empresas de ERP no Brasil, sempre reforça a importância de investir nessa tecnologia para auxiliar o crescimento do ecossistema empreendedor: “enxergamos o potencial no desenvolvimento dos negócios por meio do uso da tecnologia. Nossa missão é democratizar o uso dessa solução com um ERP acessível, simples e intuitivo e transformar o cenário do empreendedorismo no Brasil, mudando o jogo das companhias, tirando o peso que a burocracia e sistemas ultrapassados colocam sobre os negócios de todos os portes”, afirma. “Engana-se quem pensa que somente grandes corporações precisam do ERP. Essa é a chave para o sucesso: acompanhar todos os processos de forma inteligente desde o começo das atividades”, complementa.

Tendências do mercado: maior integração com contadores

 Com o passar dos anos, a utilização do ERP tornou-se mais barata e acessível, chegando a todos os níveis de atuação de empresas. “Todo ‘CNPJ’ precisa cumprir com pendências fiscais e financeiras e, no final do dia, vender suas soluções de mercado. A tecnologia desempenha um papel excepcional nessa jornada, permitindo que os empreendedores abandonem o papel e a caneta e sejam mais estratégicos nos seus negócios. Por aqui, andamos na vanguarda e buscamos sempre inovar nas soluções, ouvindo de fato as necessidades dos nossos usuários e parceiros”, explica o CEO da Omie,  Marcelo Lombardo.

Tendências do mercado: maior integração com contadores
Tendências do mercado: maior integração com contadores (Crédito:Divulgação)

Com isso em mente, recentemente foi anunciada a ampliação do software contábil OneFlow, primeiro da categoria construído 100% na nuvem, para escritórios contábeis e contadores que não são clientes do ERP Omie. O objetivo dessa ação é chegar cada vez mais aos escritórios e profissionais desse mercado, automatizando os serviços com eficiência. Com isso, os contadores ganham produtividade, não precisando desempenhar funções operacionais, o que permite investir tempo em ações mais estratégicas.

O software OneFlow é fruto de uma joint venture criada em 2018 entre as empresas Fortes Tecnologia, Keevo (Mastermaq), Omie, SCI Sistemas e Tron Informática, que juntas somam 40% do mercado brasileiro de programas destinado a escritórios contábeis e se uniram para o desenvolvimento do primeiro software contábil 100% web e autônomo do Brasil.

Com as novidades, a Omie e seus parceiros em tecnologia contábil reforçam a importância do investimento em inovação para integrar serviços e soluções que levam em conta a conexão com os contadores. Segundo Heverton Gentilim, diretor de Produtos da OneFlow, “a tecnologia é um importante fator para que contadores possam escalar seus negócios, oferecer novos produtos e serviços aos clientes. Nesse contexto, um sistema autônomo como o OneFlow abre um novo universo de possibilidades”.